Na próxima segunda-feira, dia 17, logo depois do “Jornal Nacional”, a Globo coloca no ar mais uma de suas novelas. Escrita por Gilberto Braga e Ricardo Linhares, a história tem como tema central os sentimentos que movem a humanidade e as suas consequências, por isso o nome da trama é “Insensato Coração”. Como todo bom folhetim, será recheada dos tradicionais ingredientes, ou seja, romance, amores impossíveis, segredos do passado, intrigas os quais envolveram personagens ricos e bem nascidos e também os que lutam por um lugar ao sol.
Tudo começa quando Jonas Brito (Tuca Andrada), um ex-detento, decide sabotar um voo que vai do Rio de Janeiro à Florianópolis e o avião só não cai porque dois passageiros, um homem e uma mulher, percebem a situação e conseguem evitar o desastre. Como isto vai acontecer? Só mesmo assistindo ao primeiro capítulo da novela.
Sem saber, Jonas “detona” o estopim do amor entre uma designer e um piloto. Oficialmente, foram apresentados no segundo encontro, um balde de água fria para ambos, que ainda guardavam na memória o calor do primeiro contato.
Eles então se descobriram: ele é Pedro Brandão (Eriberto Leão), noivo de Luciana Alencar (Fernanda Machado). Ela é Marina Drumond (Paola Oliveira), antiga amiga da noiva e madrinha de seu casamento. Marina e Luciana estudaram juntas nos Estados Unidos, ele sabia que essa “amiga desconhecida” seria madrinha de Luciana no casamento.
Por mais que a vida tente levar Pedro e Marina de volta para seus caminhos, nada mais seria a mesma coisa. E não será.
Pedro é filho do empresário Raul (Antonio Fagundes) e de Wanda Brandão (Natália do Valle), seus pais vivem um casamento de aparências e ele tem um irmão, Leonardo (Gabriel Braga Nunes), um rapaz invejoso e que quer se dar bem a qualquer custo.
Neste sentido, conta com o apoio da mãe que sempre “passa a mão em sua cabeça” escondendo do pai as suas artimanhas, embora Raul saiba muito bem quem é o filho e sofra muito por isso. No decorrer da trama, Leonardo vai envolver Norma Pimentel (Glória Pires) em seus golpes. Cabe explicar que Norma é uma mulher simples, trabalha como técnica de Enfermagem é bondosa e emocionalmente frágil, a presa ideal para as armações de Léo.
Outra aliada de Léo é Anita Brandão, a doce Tia Neném (Ana Lúcia Torre), uma mulher que esconde atrás de uma suposta fragilidade, mas que é mesquinha e adora criar desavenças. É mentirosa e pão-dura, será a peça-chave na derrocada da família Brandão.
Já Marina é uma moça que nasceu numa família rica, dona de uma cadeia de shoppings no Rio de Janeiro. Ela perdeu os pais e uma tia num acidente de carro e foi criada pela avó, Vitória Drumond (Nathália Timberg) juntamente com a prima Bibi Castelani (Maria Clara Gueiros).
A matriarca da família é quem gere todos os negócios, ajudada por Carol Miranda (Camila Pitanga) e Oscar Amaral (Luigi Baricelli) e tem sido mãe, amiga e confidente das netas; Vitória é uma mulher antenada com a atualidade e fãs das modernas tecnologias.
Voltando ao começo da novela, Jonas Brito é um antigo segurança da família Drumond, passou um longo período na prisão, mas nunca deixou de alegar inocência e de exigir justiça. Ele foi acusado de ter facilitado um roubo à mansão de Vitória, mas nunca se conformou com isso, embora todas as provas apontassem para ele.
Após conquistar a liberdade, o ex-detento percebe que perdeu tudo, incluindo a família e a dignidade. Ele resolve então ir à casa dos Drumond para resolver as coisas do “seu” jeito. Sob a ameaça de voltar à prisão, o segurança vai embora da mansão, com uma vontade ainda maior de se vingar de Vitória. Sueli Brito Aboim (Louise Cardoso), irmã de Jonas, tenta impedir que ele faça uma bobagem, mas seus esforços são infrutíferos.
Jonas pretende atingir o que Vitória tem de mais valioso, suas netas Marina e Bibi. Ele descobre que as duas viajarão para Florianópolis e planeja sequestrar o avião.
Sueli é a pessoa que mais sofre com os desatinos do irmão e é a única que acredita na sua inocência. Viúva batalhadora, ela tem um filho e trabalha duro para tirar todo o sustento da família do quiosque que tem em Copacabana. Mas nada disso, nem as dificuldades que aparecem pela frente, lhe roubam a maneira bem-humorada e leve de ver a vida.
Além dos ricos e bem sucedidos, em “Insensato Coração” também tem aqueles que querem vencer na vida. É o caso de Natalie Lamour (Deborah Secco) que vive com mãe e o irmão num apartamento que comprou com o dinheiro ganho em ensaios fotográficos feitos depois que venceu um reality show. Os dias de fama acabaram, mas Natalie luta para voltar à mídia. O seu sonho é casar-se com o famoso e bem-sucedido André (Lázaro Ramos) e vai se meter em muita confusão por causa disso, sempre ajudada pelo seu fiel escudeiro Roni Fragonard (Leonardo Miggiorin).
A história de “Insensato Coração” tem um eixo condutor interessante, assim como elenco tem nomes de peso na teledramaturgia. É esperar pela estreia e conferir, torcendo para que seu desenrolar os autores não se percam por causa da audiência. O telespectador está “cansado” de ver isso acontecer.