A produção industrial elevada contribuiu para o consumo recorde de energia elétrica registrado em 2010 em todo o Brasil. O aumento foi de 8,3% na comparação com o ano anterior e acima dos 7,6% previstos.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico, as fortes temperaturas no início do ano e o aumento da atividade econômica também influenciaram o resultado.
Em Dracena, a empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica, a Elektro, também registrou aumento dos números. O consumo residencial atingiu 14,3%, o industrial 16%, o comercial 19,9% e os demais 3,6%.

Segundo informou a assessoria de imprensa da Elektro, o crescimento do consumo das classes residencial e comercial sofreu influência das altas temperaturas verificadas ao longo do ano. Nos meses de junho a setembro, em Dracena, o ano de 2010 superou em média quase 30º C o ano de 2009.

Ainda de acordo com dados da empresa, o aumento das vendas no varejo provocado pelo crescimento da renda média das famílias, também influenciou positivamente no avanço do consumo de energia elétrica da classe comercial.

Já o montante de consumo da classe industrial, apesar de positivo 16%, fechou o ano 4,6% inferior ao ano de 2008.

Informações da assessoria da Elektro apontam também que existem melhorias e expansões planejadas pela empresa para a área de abrangência de Dracena e serão implementadas de acordo com as necessidades do mercado de energia elétrica da região. A assessoria informa que a região tem sofrido forte influência do setor sucroalcooleiro e este tem sido um dos principais indutores do crescimento do sistema elétrico nesta área.