De acordo com o boletim do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada-Cepea-Esalq/Usp divulgado no início deste mês, o mercado de carne de frango obteve em 2010 ganhos resultantes do crescimento do mercado interno e da recuperação econômica internacional. Em Dracena, profissionais do setor de compra de carne também consideraram que o consumo da carne de frango esteve aquecido em 2010.

O responsável pelo setor de compras de carne bovina, suína e aves da Rede Troyano, Dailton Luiz Troiano observou um crescimento de 15% em 2010 em relação a 2009 no consumo da carne de frango. Ele atribuiu a melhora no mercado tanto aos novos hábitos alimentares das pessoas, que estão optando pela carne branca por motivos de saúde e como ao aumento no preço da arroba do boi gordo no último trimestre do ano passado.

Troiano explica que a carne de frango vem ganhando mercado a cada ano e que os frigoríficos estão se aperfeiçoando e investindo cada vez mais na industrialização do produto. Ainda segundo ele, a procura pela carne de peixe também vem ganhando espaço. Porém, não na mesma proporção que a carne de frango.

Situação que também foi notada pelo o proprietário do Mercado Bahia, Rubens Aguinaldo Gomes. “A procura pelos filés de peixe tem crescido. Mas, sem dúvidas o consumo da carne de frango teve um aumento significativo em 2010, quando comparado a 2009”, afirma. Para ele, as pessoas estão variando mais o cardápio graças a melhora no poder de compra, que ocorreu no ano passado.

O proprietário do Supermercado Milena, Jeferson Pessoa considerou que no final do mês de setembro com o aumento do preço da arroba do boi, e consequente reajuste do preço ao consumidor, houve uma migração de 15 a 20% para o consumo da carne de frango substituindo a carne bovina.

“Essa demanda gerou um aumento no preço da carne de frango, que agora está se realinhando. Agora no início do ano o consumo já diminuiu e a tendência é que tanto o consumo quanto os preços das duas carnes voltem aos mesmos patamares da pré-crise de abastecimento do boi gordo”, descreve.

Ele destaca que hoje há várias opções de cortes no mercado de frango, como peito, filé de peito, coxa, sobrecoxa, coxinha da asa entre outras, diferentemente de alguns anos, quando só era possível comprar o frango inteiro.

Mesmo com tantas possibilidades e alta no setor, Jeferson é taxativo. “A preferência do consumidor brasileiro ainda é pela carne bovina”, diz.