O coronel Homero de Almeida Sobrinho, comandante do CPI-8 da Polícia Militar de Presidente Prudente esteve na manhã de ontem (4), visitando o Jornal Regional. Em breve ele deverá se afastar da função, em razão da aposentadoria. O comando do CPI-8 será assumido pelo coronel Francisco Lozzi da Costa.

Há 35 anos na Polícia Militar, coronel Homero, que tem 54 anos idade, falou sobre a mudança no comando. “A renovação é para melhor, com a vinda de ideias novas”, ressaltou afirmando que a atividade policial militar como coronel é suficiente ser exercida durante cinco anos, por ser uma função extremamente desgastante.

“O coronel Lozzi vem de Araçatuba, já atuou em Presidente Prudente e durante mais ou menos um mês em Dracena. Ele é um profissional competente, referendo o nome dele”. Ele disse que o coronel Lozzi dará sequência aos aspectos bons do trabalho que vêm sendo desenvolvidos no CPI-8 e com certeza aprimorará o que precisar. “Vou continuar residindo na região e me preocupo com o quesito segurança”, falou o coronel Homero.

Ele também frisou o avanço que a Polícia Militar vem tendo com esta área. Segundo o coronel Homero, o Governo do Estado priorizou a região de Presidente Prudente com o helicóptero Águia, cuja utilidade está sendo muito produtiva. O coronel citou que a aeronave desenvolve uma velocidade média de 200 km/h, percorrendo Presidente Prudente a Dracena por um tempo de 25 minutos. Destacou que no ano passado foram apreendidas na área do comando 10 toneladas de entorpecentes.

O coronel Homero voltou a frisar que o Governo Estadual priorizou a região, sendo a primeira do interior do Estado a receber o COPOM. Com isso, segundo ele, outras melhorias deverão ser implantadas. “Teremos câmeras instaladas nas cidades, viaturas com GPS, computadores de bordo também nas viaturas facilitando as pesquisas. Em Prudente as câmeras já foram instaladas e deverão entrar em operação o mesmo deverá ocorrer em Dracena”.

Outro avanço na visão do coronel prestes a se aposentar é o monitoramento externo dos presídios que também será de responsabilidade do CPI-8 em parceria com os agentes penitenciários. O coronel explicou que serão instaladas câmeras com alcance de dois mil metros nos presídios de Presidente Venceslau (P2), Presidente Bernardes, Martinópolis e Marabá Paulista.

Ele afirmou ainda que o Governo também já informou que serão contratados policiais, os municípios menores que contam com sete policiais militares passarão a ter 10.

Outro fato importante citado pelo coronel Homero durante a visita foi a permanência dos dois secretários estaduais, o da Administração Penitenciária e o da Segurança Pública no novo governo, porque atualmente existe uma integração perfeita entre as duas secretarias.

Ele pontuou que vários estados estão buscando pelos servidores (tecnologia) da PM paulista para servir como base de dados, seguindo o modelo de segurança desenvolvido. Concluiu ressaltando que há uma boa expectativa quanto ao trabalho do novo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, em relação à segurança nas fronteiras brasileiras.