Janeiro é mês de férias. Muitas pessoas aproveitam o início do ano para descansar e conhecer lugares diferentes. Uma das opções muito procuradas de acordo com os proprietários de agências de viagens na região é o cruzeiro marítimo. A tendência do crescimento do setor deve se consolidar na temporada 2010/2011.

Segundo informações da Abremar – Associação Brasileira de Cruzeiros Marítimos – serão 20 navios na costa do país, dois a mais do que na temporada anterior e a expectativa é a de que 884 mil cruzeiristas aproveitem os 415 roteiros que irão percorrer 21 cidades do litoral brasileiro.

Para Luciano Gerlin da Silva, da Luciano Turismo, o interesse dos moradores da região por cruzeiros vem crescendo. “Hoje, o navio tem mais procura que a praia.
Nos últimos três anos, a procura pelos cruzeiros marítimos aumentou 200% aqui, para nós, do interior. As pessoas da capital já estavam mais habituadas”, considera.

Ele relata que as pessoas ainda não têm o costume de fazer seguro de viagem e seguro de cancelamento de viagem, mas que é fundamental para lidar com acontecimentos imprevistos como: cancelamento da viagem por problema de saúde, extravio de bagagem, problemas de saúde durante a viagem. “No caso da pessoa passar mal, ela telefona para uma Central, informa os sintomas e eles localizam o atendimento (médico/hospital) mais próximo, o valor gasto no tratamento é reembolsado depois”, diz.

Segundo Luciano, depois do cruzeiro marítimo, os destinos mais procurados nesse mês, são as praias do Nordeste, como Porto Seguro (via áerea) balneário Camboriú (via rodoviária). Ele destaca o serviço de transfer – ida e volta – ao aeroporto de Presidente Prudente oferecido pela agência. “Temos um carro, mas dependendo da quantidade de pessoas, temos van e micro-ônibus. O valor do transfer pode ser dividido pela quantidade de pessoas agendadas para o mesmo voo, e as pessoas não tem que, necessariamente comprar as passagens de avião pela agência”, afirma.

O proprietário da Xik Tour Viagens e Turismo, Francisco Ferraz Caldas Filho relata que atualmente o brasileiro está viajando mais do que em épocas passadas. “O poder aquisitivo da população aumentou consideravelmente, inclusive na região, assim as pessoas tem investido mais em viagens”, observa. Para Francisco viajar é algo que se faz para si mesmo. “Depois de uma viagem ,a pessoa volta mudada, com o espírito renovado”, descreve.

Para Francisco, os meses de dezembro e janeiro são muito bons para o setor e ele se mostra otimista em relação ao ano de 2011. “A perspectiva é que a procura pelas viagens aumente em até 60% neste ano”, avalia. Ele destaca a facilidade de saída de voos do aeroporto de Presidente Prudente devido às empresas que estão operando no local, como a Gol, Passaredo e Pantanal/TAM.

Neste mês, os destinos mais procurados são as praias do Nordeste, em 1º lugar: Porto Seguro; 2º lugar: Maceió; 3º lugar: Natal; na via rodoviária o destaque é o Balneário Camboriú. Quanto aos destinos internacionais, os países mais procurados são Argentina e Chile devido à baixa do preço do dólar. E, claro, o carro-chefe do momento: Cruzeiros Marítimos. “O cruzeiro pela costa brasileira é uma viagem bem diferente, que une útil ao agradável.

É algo parecido a uma cidade com restaurantes, bares, teatros, shows só que flutuando. Também há a possibilidade de city tour pelas cidades e praias, onde o navio ficar ancorado, além dos cruzeiros com roteiros temáticos. Normalmente você faz uma vez e repete”, conta. Francisco destaca que um grupo de mais 80 pessoas de Tupi Paulista e região fará um cruzeiro à bordo do navio Soberano nos próximos dias.

CRUZEIRISTAS – Com o objetivo de orientar aqueles que viajarão de navio, a Abremar lançou um guia no ano passado, como dicas e orientações desde a preparação das malas até o desembarque, está disponível: http://wp.clicrbs.com.br/recortesdeviagem/files/2010/12/Guia-cruzeirista-V9-final.pdf

O guia tem o apoio da Polícia e Receita Federal e associações e empresas do setor de turismo.