O verão traz com ele muitas chuvas e com isso o acúmulo de água parada. Cenário ideal para o mosquito transmissor da dengue, que gosta muito de calor e umidade. Em Dracena, este ano foi registrado pela Vigilância Epidemiológica um caso de dengue contraído no próprio município. Para a próxima semana, a Secretaria de Saúde promoverá o primeiro mutirão de combate à dengue de 2011 (veja locais abaixo).

Segundo dados do Ministério da Saúde, no Brasil foram notificados 936.260 casos de dengue, dos quais 14.342 foram classificados como graves, com 592 mortes. E esses números representam as estatísticas do ano apenas até o dia 16 de outubro de 2010.

Este resultado parcial aponta 15 municípios com risco de surto e 123 em situação de alerta. Isso mostra a gravidade da dengue e a necessidade do envolvimento de todos no combate ao Aedes aegypti. Uma preocupação e cuidado necessários para evitar que novos surtos apareçam.

A geógrafa Fernanda Volpon Neves sentiu na pele as consequências da infecção. Em 2005, ela contraiu a doença e acabou enfrentando uma dengue hemorrágica. Ela conta que na época viajou para Campinas, Maringá e Araçatuba e por isso não sabe exatamente em qual cidade foi infectada.

“No primeiro dia, acordei com uma febre de 40º e de repente cai de cama, fiquei muito mal mesmo, mal conseguia me mexer, nem comer ou mesmo tomar água”.

Fernanda afirma que o corpo apresentou manchas vermelhas e só depois de vários dias conseguiram detectar que ela estava realmente com dengue através da sorologia. A médica Patrícia Bisestre Peres explica que essa demora acontece, pois o teste sorológico só pode ser feito depois de 5 a 6 dias de sintomas, que é o período em que o organismo começa a produzir anticorpos.

Os principais sintomas da doença são dor de cabeça, dor atrás dos olhos, náusea, vômito e principalmente, dor no corpo e nas articulações. A identificação também pode ser dificultada por alguns destes sintomas serem inespecíficos e se assemelharem aos da gripe. “Por isso, em caso de suspeita, o importante é procurar atendimento médico, fazer uma boa hidratação e evitar o uso de AAS (ácido acetil salicílico)”, explica a dra. Patrícia.

COMO SE PREVENIR? O departamento de Epidemiologia, da Faculdade de Saúde Pública da USP, sugere algumas dicas para evitar a proliferação do mosquito causador da dengue. Entre elas estão: lavar bem os pratos de plantas com bucha para eliminar completamente os ovos ou então trocar a água por areia; limpar calhas e lajes; guardar garrafas vazias de cabeça para baixo; evitar lixo e entulho acumulado, entre outras.

AÇÃO – Visando a erradicação do Aedes aegypti (mosquito transmissor da dengue e febre amarela) a Vigilância Epidemiológica fará um mutirão de limpeza conforme cronograma. Dia 17 – (segunda-feira) – setor 1 (Rua Porto Alegre/Magid Zacarias ao Distrito Industrial) (Parque Dracena ao Cemitério) – bairros: Jd. Jussara, Tonico André, Distrito Industrial, Parque Dracena, Jd. São Cristóvão, Jd. Panage, Distrito Industrial José Dancieri, Jd. Das Nações, Distrito Comercial, Vila Itália I e II e parte do bairro Metrópole. Dia 18 – (terça-feira) – setor 2 (Rua Olavo Bilac/Estrada de Ferro a Belo Horizonte) (Av. José Bonifácio ao Jardim das Palmeiras) – bairros: Jardim das Palmeiras I, II, III e IV, Frei Moacir III, São Cristóvão, Vila Romana, Jd. América, Jd. Europa, Jd. Vera Cruz, Metrópole e Centro. Dia 19 – (quarta-feira) setor 3 – (da Estrada de Ferro a Rua Fioravante) (Av. Expedicionários a rua Irradiação) bairros: Centro, Vila Lucélia, Jd. São Francisco, Jd. Kennedy, Jd. Éden, Pq. Jamaica. Dia 20 – (quinta-feira) – setor 4 (do Jd. Brasilândia ao Conj.Virgilio Fioravante) (da Rua Irradiação ao Portal dos Girassóis) (Conj.Hab. Emilio Zanata, Vitória Régia e Frei Moacir) bairros: Jd. Brasilândia, Jd. Primavera, Jd. Cristina, Condomínio Eldorado, Jd. Nova Dracena, Jd. Village, C. H. Virgilio Fioravante, C. H. João Vendramini, C. H. Domingos Marques Caldeira, C. H. Waldir B. de Souza, Parque do Bosque, Portal dos Girassóis, C. H. Paulo Vendramin, Nossa Sra. Aparecida e C. H. Emílio Zanata. Distrito de Jamaica, Jaciporã e Iandara. Dia 21 – (sexta-feira) – setor 5 – (Rua 9 de Julho a Rua Irradiação) (Estrada de Ferro ao Jd. Alvorada) bairros: Vila Barros, Jd. Santa Clara, Jd.Alvorada, Vila Godoy, Jd. Ipiranga, Gleba Abolição, Vila Correia, Jd. São Manoel I e II. Dia 17 e 18 (segunda-feira e terça-feira) – coleta de pneus em borracharias.