A Emefi Amador Franco da Silveira, localizada no distrito de Jamaica está classificada para a primeira fase do Programa Direito de ser Criança – ação realizada a partir da parceria entre a marca Omo (Unilever) e o Instituto Sidart. O objetivo é contemplar as categorias de Educação Infantil e Ensino Fundamental I. A escola Amador Franco da Silveira participa pela primeira categoria.
A Emefi conta com aproximadamente 100 alunos e atende o Ensino Fundamental de 1º ao 5º ano.
O foco principal do programa é incentivar iniciativas relativas ao brincar e ao aprender pela experiência que valorizam a simplicidade e ação da criança, independentemente de recursos materiais aplicados.
Ambas as categorias serão avaliadas por comissão de especialistas em educação que serão responsáveis pela seleção e análise de todas as escolas a partir de critérios previamente estabelecidos a partir do programa avaliativo, responsável pela geração de um referencial teórico e de indicadores das escolas acerca do brincar e do aprender pela experiência.
Para Marcilei do Rego Batista, responsável pela inscrição e acompanhamento do programa, iniciativas como esta valorizam o brincar e aprendizado das crianças, de maneira que potencializam o desenvolvimento infantil.
O resultado final da classificação contará com um total de 18 prêmios por categoria, elaborados especialmente para estimular o brincar proposto, como parques modulares que buscam potencializar a interação e autonomia das crianças.
Os parques são feitos com materiais sustentáveis e com a observação de todas as normas de segurança. Além disso, cada uma das três primeiras colocadas de cada categoria poderão indicar uma segunda escola para receber um prêmio idêntico ao entregue para os vencedores.
A secretária de Educação, Irmes Roque Mattara destaca que programas como estes devem ser promovidos e aderidos para fortalecer ainda mais as ações pedagógicas dentro da escola, contribuindo para o principal objetivo, oferecer ao aluno desenvolvimento e aprendizado significativo e com qualidade para todos.