Tem início amanhã (10), a partir do meio-dia, mais uma edição da tradicional Festa do Milho promovida pela Pousada Bom Samaritano na laje da igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. De acordo com o diretor e o vice-diretor da Pousada, Antônio Botasso e Edésio Zanatta, neste ano, além da venda de produtos como: pamonha, curau, bolo, polenta, pão, milho, limão e coco verde haverá uma variedade de produtos de padaria disponíveis. Entre a equipe de voluntários na preparação dos quitutes, está um interno que é padeiro. No local também haverá o cantinho da alimentação para aqueles que quiserem consumir os produtos.
São necessários muitos voluntários para o trabalho, que envolve tanto a colheita como a produção e venda. A previsão era que o milho plantado nas dependências da Pousada começasse a ser colhido hoje de manhã pelos internos. Desde a primeira edição, as sementes são doadas por uma família de Cândido Mota (SP).
Para a festa deste ano, foram plantadas oito sacas de 20 quilos em quatro alqueires da Pousada. O plantio é feito em etapas para que a colheita seja feita semanalmente, proporcionando qualidade aos pratos que serão preparados. O milho descascado, limpo e cortado é levado até a laje. O evento termina no dia 4 de fevereiro.
A diretoria informa que as pessoas interessadas em ajudar como voluntários podem se dirigir até a laje da matriz.
Eles agradecem as doações de manteiga, farinha, óleo e demais gêneros alimentícios utilizados na confecção dos produtos feitas pelo comércio. Toda arrecadação da festa é destinada a Pousada Bom Samaritano, que atua na recuperação de dependentes químicos oferecendo tratamento gratuito. A venda de produtos da Festa do Milho ocorrerá de segunda a sexta-feira, durante todo o dia.
POUSADA – Segundo informações de Antônio Botasso, a Pousada Bom Samaritano foi fundada em 1995, pelo frei Moacir Chinelatto, vigário da Igreja Matriz de Dracena com o intuito de abrigar andarilhos para que trabalhassem, se alimentassem e tivessem um local para dormir. Mas, com o tempo, foi percebido que os critérios estabelecidos para ficar na Pousada não correspondiam a opção de vida feita pelos andarilhos. Então, um grupo de voluntários que prestava assistência a alcoólatras vislumbrou a possibilidade de se fazer um trabalho mais intenso com esses dependentes químicos, inspirados no trabalho de um padre na cidade de Jaci (SP). O tratamento é gratuito.
A Pousada Bom Samaritano é mantida pelo dízimo da Igreja Matriz e campanha de alimentos, Prefeituras de Dracena e Monte Castelo, igreja Matriz de Adamantina, doações de comerciantes e pessoas da comunidade, promoções como almoços, Festa do Milho e leilão de gado. Além da geração de renda da própria entidade com o aluguel do salão de eventos, venda de suínos e frangos caipiras, horta, agricultura (milho, 700 pés de acerola, 400 pés de manga coquinho entre outros) e marcenaria (pequenos móveis, artesanato etc) entre outras atividades desenvolvidas na Pousada pelos internos e orientadas pelos voluntários.
Recentemente o salão de eventos, a cozinha e os banheiros da Pousada passaram por reformas e melhorias.
PESQUE E SOLTE – Na pousada há um lago com pacu, carpa e tilápia destinado ao lazer das famílias. A direção orienta que os pais podem levar seus filhos nas tardes de sábado e domingo para pescar e soltar os peixinhos. Não há custos e o material necessário está disponível no local, que tem a presença de um monitor.
SERVIÇO – Para mais informações sobre o trabalho, doações e vendas de produtos, o telefone é (18) 3823-5022.