Folia de Reis “Família do Oriente” chega ao 45º ano levando muita empolgação aos lares panoramenses. Segundo o líder do grupo, Paulo Prates do Nascimento, ao longo de um mês de caminhada são visitadas cerca de 30 casas em média.
Nestas visitas noturnas, os moradores recebem de portas abertas os foliões que cantam em agradecimento à receptividade do dono da casa pedindo para segurar uma bandeira vermelha até o final da visita. A bandeira é confeccionada com flores, fitas e fotos de pessoas que dirigiram promessas e receberam graças dos Reis Magos.

De acordo com Nascimento, se em visita a estas casas houver alguma pessoa em estado de enfermidade, os foliões tiram uma fita presa à bandeira e deixam com esta pessoa, que devolve após ser curada da doença.

O terço da folia de reis e a tradicional festa feita com as oferendas doadas pela população que os recebe será no dia 15 desse mês, em Junqueirópolis, na avenida Junqueira, 2820, Jardim Alvorada, a partir das 15h. A entrada é gratuita.

A folia de reis é uma festa religiosa de origem portuguesa, que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.

FORMAÇÃO – O grupo composto de populares que cumprem promessas ou são devotos assume as seguintes funções: Paulo Prates do Nascimento (embaixador); Morais Mangueira (contra-mestre); Luiz de Andrade e Silva (contra-mestre); Valter Nascimento (resposta); Vagner Aparecido (bumba); Amadeu Pereira da Rocha (pandeiro); Geovane Paulo (reco); Margarida Maria Alves Silva, Aldaires Soares da Silva e Ana Paula Alves da Silva (bandeira); Idinilson Tonete (caixa); Ellen Larissa, Bianca Aparecida da Silva Rocha, Natiele Silva Severo dos Santos, Leticia Soares do Nascimento (acompanhante); Luiz Donisete dos Santos e Sidnei da Silva (saqueiro).