O nadador paraolimpico dracenense da equipe ADEF/SEMELJU/UNIFADRA/ACADEMIA ESTILO LIVRE, Alexandre da Silva Fernandes, volta aos treinamentos amanhã depois de um mês de descanso. Alexandre entrou em férias logo após a 3ª etapa nacional do Circuito Loterias Caixa Brasil Paraolímpico, que aconteceu em Porto Alegre/RS no inicio do mês de dezembro. No circuito conquistou três vice-campeonatos brasileiros na categoria S 8. As informações são do técnico Júlio César Monteiro.
De acordo com o técnico para os anos de 2011 e 2012, o nadador tem dois objetivos em mente, que já foram planejados pelo técnico Monteiro para os próximos 18 meses. Para este ano, o principal objetivo é a sua participação como selecionado nacional nos Jogos ParaPan-Americanos de Guadalajara (México), que acontecerá no mês de novembro, e para o próximo ano, a sua participação nos Jogos Paraolímpicos de Londres.
Ainda segundo Monteiro, calendário desta temporada foi publicado pelo Comitê Paraolímpico Brasileiro, faltando apenas os regulamentos das etapas regionais e as nacionais.
Como o prazo de inscrição de obtenção de índices para o ParaPan-Americano se encerra em 01 de junho, é esperado pelos técnicos e nadadores que este ano seja permitido a participação dos nadadores que tem 85% ou mais dos índices mundiais, o que não aconteceu no ano passado.
Caso contrário, será cometida uma grande injustiça com os nadadores que ainda não conseguiram atingir índices de participação, uma vez que o Circuito será disputado em quatro etapas regionais e três etapas nacionais, sendo que as etapas regionais serão disputadas da seguinte maneira: no mês de março para os nadadores da região norte/nordeste, na cidade de Fortaleza/CE; no mês de abril para os nadadores do Rio/Sul na cidade de Curitiba/PR; no mês maio na cidade de Brasília/DF para os nadadores do Centro Leste e finalizando a 4ª etapa, para os nadadores do estado de São Paulo no mês de junho na cidade de Campinas/SP.
Para o técnico se o padrão do ano anterior for seguido, vários nadadores não terão como atingir as marcas necessárias para a competição mais importante do ano, que é o ParaPan do México.
O nadador participará nos Jogos Regionais de Presidente Prudente e nos Jogos Abertos do Interior marcados para Mogi das Cruzes.
Também contou que Alexandre aguarda resposta, via Comitê Brasileiro sobre o deferimento de seu protesto para uma reavaliação da classificação funcional para voltar a sua categoria de origem (S 7), e se aceito, deverá participar de competição internacional nos EUA no mês de março.