O ano de 2011 começa com mudanças na paróquia Nossa Senhora Aparecida de Dracena que recebe dois novos frades, Alberto Pegoraro e Eraldo Bortoleto. Com a vinda deles, deixam a cidade os freis Leandro Vaz da Costa, que irá para Penápolis, Luiz Gonzaga (Cândido Mota) e Ricardo Rodrigues (Piracicaba). As mudanças, que ocorrem a cada três anos, são definidas em realização de Capítulo da Província Franciscana do Estado de São Paulo.

A posse dos novos frades será no próximo fim de semana, domingo (30), às 9h30, na paróquia Nossa Senhora Aparecida com a presença do vice-provincial José Edison Biazio. Frei Alberto, que atuava em São Paulo, assumirá como pároco em Dracena. Ele disse que gostaria de morar no interior e já conhecia a cidade, pois trabalhou por dois anos (2000 e 2001) na paróquia Nossa Senhora de Fátima.

“Estamos chegando com a missão de conhecer a realidade local e já nos reunimos com algumas pastorais, equipe de catequese e outros grupos. Tenho tido muito boas impressões dos trabalhos, aquilo que é bom para comunidade deve continuar e o que for ruim vamos concertar. Somos mais dois para integrar a equipe do frei José Luiz, Flávio e Clóvis”, destacou frei Alberto.

Ele informou que a proposta é trabalhar a catequese nas atividades e movimentos pastorais, assim como a formação missionária, o que considera uma obrigação da igreja. Também comentou que não haverá espaço para a distinção de pessoas. “A igreja é um espaço para todas as pessoas, independente do que tenham feito na vida, é um lugar em que pessoas devem se sentir próximas, por isso, também será preciso trabalhar a acolhida”, frisou.

O frei Eraldo, que estava em Penápolis, morará em Dracena pela primeira vez. Com bastante experiência na área da catequese, tendo feito curso na Bélgica, ele ressaltou que a ideia é fazer um trabalho evangélico catequizador, mostrando às pessoas o projeto de Cristo.

Frei Alberto e Eraldo reconheceram o trabalho realizado por seus antecessores, como o resgate e organização da liturgia feito por frei Leandro, o acolhimento da comunidade pelo frei Gonzaga e as ações junto a juventude com frei Ricardo. “Foram passos significativos que faz com que Dracena supere outras cidades da região”, considerou Alberto.

Ambos agradeceram a gratidão que as pessoas têm pelos Capuchinhos, ao carinho recebido, e disseram sentir o mesmo por Dracena. Aproveitaram também para convidar a comunidade para participar da posse do novo pároco, frei José Ribeiro, e criação da nova paróquia de São Francisco de Assis, no próximo dia 28, com a presença de Dom Osvaldo Giuntini.