A Vila Esperança ganhou no sábado, 8, o primeiro Centro de Informática do programa Cidade Digital “Comunidade Integrada”.
O espaço faz parte de um projeto-piloto que visa levar inclusão digital às comunidades carentes de Osvaldo Cruz.
Instalado na rua da Liberdade, 38, próximo da linha férrea, o Centro de Informática da Vila Esperança conta com internet gratuita e três computadores. Três moças voluntárias, da própria comunidade, são responsáveis pela organização do tempo de uso de cada computador e pela manutenção do local.
A manutenção dos equipamentos também deve ser realizada por um voluntário do bairro.
Segundo o prefeito Valter Luiz Martins, a ideia surgiu dos próprios moradores do bairro, que sugeriram a parceria.
“Quando eu estive naquela comunidade divulgando o programa Cidade Digital, eles me disseram que a maioria das pessoas que vivem ali não tem computador e então sugeriram que a Prefeitura fizesse o investimento em equipamentos e os próprios moradores ajudariam na construção do local e na manutenção do centro de informática. E deu certo”, comentou Valtinho.
Para os moradores da comunidade, o centro de informática é uma conquista que valoriza aqueles que vivem na região da Vila Esperança.
“Esse projeto incentivou o povo daqui. As pessoas vão ter a internet para poder navegar e também tomar conta, cuidar daquilo que está sendo colocado para nós”, comemora José Carlos Morais, conhecido como “Carlão”.
Cidade Digital
Em funcionamento desde o dia 1º de julho do ano passado, o programa Cidade Digital tem como objetivo levar sinal gratuito de internet a todos os moradores da cidade.
Mas para ter direito à senha e sinal o cidadão tem que estar em dia com o pagamento do IPTU, sem problemas com o mosquito da dengue nos quintais e ainda com filhos matriculados em escolas e com a caderneta de vacinação em dia.
Estas são algumas das condições para que o contribuinte vá até a prefeitura, peça e receba sinal gratuito da internet. Atualmente o programa possui cerca de 700 cadastros e aproximadamente 300 pontos em funcionamento.
Para isso o município criou um centro de tecnologia da informação, comprou um provedor próprio de internet e instalou equipamentos para distribuir o sinal da rede mundial de computadores pela cidade.
Mais informações pelo telefone (18) 3528-9504, falar com Érika.
(Com assessoria de imprensa)