O casal Sandra e Renato Tadini, que reside atualmente em Barretos, está buscando auxílio financeiro para o tratamento de seu filho mais novo, Lucca Tadini. Ele é neto do saudoso professor de Geografia, Norival Vilória Tadini, que lecionou durante anos na EE 9 de Julho e EE Julieta Guedes de Mendonça.

Lucca tem três anos, mas a partir dos 18 meses de vida, os pais notaram algumas alterações em seu desenvolvimento. A fala estava atrasada, se comparada a da irmã mais velha, que já falava aos 14 meses; quando era chamado pelo nome, não atendia; os brinquedos começaram a perder importância para Lucca, a não ser aqueles que podia ficar girando sem parar como rodinhas, pneus de bicicleta e uma mania que ele apresentava desde os 10 meses – que os pais acreditavam ser normal – folhear páginas de livros sem dar atenção para as letras ou figuras, simplesmente folhear.

Orientados pela pediatra, Sandra e Renato passaram por vários consultórios médicos: otorrino, neurologista, psiquiatra com especialidade em medicina ortomolecular, psiquiatra infantil, realizando todos os exames necessários. Descobriram, então, que Lucca é portador do autismo, uma desordem no desenvolvimento que gera dificuldades na linguagem, comunicação, emoção, cognição, comportamento e interação social.

Os pais ainda foram informados de que o autismo, no estágio em que Lucca se encontra, tem tratamento e pode ter alguns sintomas amenizados. Eles procuraram a Associação Amigos do Autista (AMA), em Barretos, mas por determinação médica, os pais foram orientados que Lucca deveria receber um tratamento individualizado.

Sem deixar de acreditar nas potencialidades do filho, o casal passou a pesquisar sobre o autismo e encontrou uma abordagem terapêutica conhecida como Programa Son-Rise, oferecido pelo Autism Treatment Center of America, situado na cidade de Sheffield, no Estado de Massachusetts, nos Estados Unidos.

O programa foi desenvolvido pelos pais Barry Neil Kaufman (autor do livro Son-Rise: The Miracle Continues) e Samahria Lyte Kaufman para o filho deles, diagnosticado com autismo e retardo mental severo. Com as experiências bem sucedidas, inclusive com outras crianças autistas, o método passou a ser divulgado no mundo todo e tem ajudado no tratamento dessas crianças.

Sandra e Renato acreditam que este é o melhor tratamento para Lucca. Por isso, estão arrecadando recursos financeiros para participar da primeira fase de formação e instrução do programa nos Estados Unidos que será de 20 a 25 de fevereiro deste ano, direcionada aos pais. As outras duas fases são de acompanhamento educacional intensivo, individualizado e interativo com os pais e a criança.

Para conseguir os recursos, o casal realiza uma Ação entre Amigos, em que o bem sorteado será o único automóvel da família. Quem tiver interesse em ajudar o casal pode ligar para os telefones (17) 3324 6461 ou (17) 9723 1323, ou enviar e-mail para sandra_santos2005@itelefonica.com.br ou renato.tadini@itelefonica.com.br. Lucca também tem disponível uma conta bancária no Banco do Brasil, agência 6621-4 conta 5312-0. Para mais informações sobre o Programa Son-Rise, visite o site www.autismtreatmentcenter.org