A Penitenciária Feminina de Tupi Paulista terá 714 vagas, sendo 660 para o regime fechado e 54 para o semiaberto. O valor atual da obra é de R$ 41.606.701,60. A previsão de inauguração da unidade é para o primeiro trimestre deste ano.
Os novos estabelecimentos femininos da Secretaria de Assistência Penitenciária (SAP) serão os primeiros a ser construídos respeitando as particularidades e necessidades das mulheres, principalmente ligadas à saúde.
A medida é inédita tendo em vista que as unidades femininas do Estado são masculinas adaptadas. Além da área de saúde específica para a mulher, elas terão um setor destinado à amamentação, já sendo inauguradas com creche, biblioteca, pavilhão de trabalho, além de setores destinados à saúde e visita íntima.
Segundo informou a assessoria de imprensa da SAP, além de “desafogar” a lotação das atuais unidades prisionais, a intenção da Secretaria é também proporcionar melhores condições de cumprimento de pena, com mais dignidade e segurança para presos e servidores.