A comunidade São Francisco de Assis foi elevada à condição de paróquia. A missa de instalação será celebrada hoje (28) às 19h30, pelo bispo diocesano Dom Osvaldo Giuntini e o primeiro pároco, o padre José Ribeiro, tomará posse. Vários sacerdotes da região estarão presentes.

De acordo com o frei Alberto Pegoraro, a paróquia de São Francisco de Assis será a primeira administrada por um padre diocesano, uma vez que em Dracena, tradicionalmente, estas são administradas pelos frades capuchinhos, que fundaram mais de 30 paróquias na região. São Francisco de Assis será a terceira paróquia de Dracena, que já possui a paróquia de Nossa Senhora Aparecida e a paróquia de Nossa Senhora de Fátima.

Para o frei Alberto, a criação de outra paróquia reflete o crescimento da cidade. “A descentralização é importante porque muitas vezes uma única paróquia não tem condições de assumir toda a demanda do município e se cada região paroquial tiver um número compatível de comunidades facilita o desenvolvimento do trabalho de evangelização”, disse.

O território da nova paróquia abrange os limites da rua Ipiranga, no sentido horizontal, da ferrovia até a rodovia Comandante João Ribeiro de Barros e, no sentido vertical, da mesma rua citada até o Jardim Brasilândia e bairros próximos. Segundo dados do IBGE, o território possui 13.212 habitantes.

O padre José Ribeiro considerou que será um novo desafio em sua vida religiosa e convidou a comunidade para a celebração. Ele é natural de Flórida Paulista. Atuou como pároco em Tupã por um ano, em Irapuru e Flora Rica por 13 anos e em Tupi Paulista por 11 anos.