De acordo com dados do Procon-Dracena, no ano passado, foram registrados 2.290 atendimentos, sendo o mês de dezembro o de maior número de reclamações, quando 255 pessoas procuraram o posto local e os meses com menor procura, maio e julho, ambos com 137 registros.

Ainda de acordo com os dados disponibilizados pelo Procon-Dracena, o número de atendimentos realizados no ano passado, em comparação com o ano de 2009, registrou elevação nas áreas de assuntos financeiros e produtos e queda nas áreas de serviços essenciais e saúde.

Em 2009, na área de assuntos financeiros e produtos foram realizados 599 e 547 atendimentos, respectivamente. Já em 2010, os números subiram para 808 e 740. Quanto às áreas de serviços essenciais e saúde, em 2009, foram registrados 1.044 e 21 atendimentos, respectivamente. No ano passado, as reclamações declinaram para 481 e 12.

O coordenador do Procon-Dracena, Thiago Girotto Marques do Rosário, explicou que o número de atendimentos aumenta ou diminui de um mês para outro conforme o maior ou menor poder aquisitivo dos consumidores. “Os atendimentos chegam ao ápice em dezembro, por ser o mês de recebimento do décimo terceiro salário”, disse.

O advogado também orienta que o consumidor deve ficar atento na compra de produtos (geladeira, fogão, celular entre outros), pois sem perceber, pode adquirir junto a chamada garantia estendida ou algum seguro oferecido pelo fornecedor. “Caso o consumidor tenha adquirido essa garantia/seguro sem perceber e não a deseje, ou se a empresa só vender o produto com a garantia estendida/seguro, deve procurar o Procon, pois essa prática desrespeita o Código de Defesa do Consumidor, artigo 39, inciso I, famosa venda casada”, afirmou.

Thiago ainda salienta que os consumidores que não conseguirem cancelar serviços, como os de telefonia e assinaturas de revistas por telefone, e-mail, fax e carta junto ao Serviço de Atendimento ao Cliente – SAC – das empresas podem se dirigir ao posto do Procon local.

SERVIÇO – O Procon-Dracena está situado na av. José Bonifácio, 1437, (prédio da Prefeitura). O horário de funcionamento é das 9h às 11h e das 13h às 16h. Telefone/Fax: 18-3821-8001. E-mail: procondracena@dracena.sp.gov.br