A Telebras assina hoje (8) um contrato de R$ 24,3 milhões relativos à aplicação de soluções para a integração da Rede Core IP. Este é um dos passos necessários para a implantação da rede nacional de telecomunicações, que viabilizará o Programa Nacional de Banda Larga (PNBL).

Com o novo contrato, será possível o atendimento de 2.274 pontos de presença da rede em 1.163 cidades beneficiadas pelos anéis Sudeste e Nordeste. Esses anéis de fibra ótica tornarão possível a transmissão de dados via banda larga. A cobertura no território nacional disporá também dos anéis Sul e Norte, que ainda não tiveram seus pregões realizados.

A Rede Core IP é o núcleo responsável por agregar os links de comunicação e equipamentos mais robustos para o roteamento de tráfego na rede. O valor total a ser licitado para equipamentos e serviços da Rede Core IP em todo o país é de R$ 60,5 milhões.

O contrato será assinado, às 17h, no gabinete da Telebras, pelo presidente da estatal, Rogério Santanna, e pelos presidente e vice-presidente da empresa Medidata, vencedora do pregão, João Lara e Luiz José Nogueira Lima.