Dez adolescentes que cumprem medida socioeducativa de internação na Fundação CASA Irapuru II estiveram em Dracena na manhã de segunda-feira (7). Eles visitaram a Escola Técnica Municipal de Dracena, onde a diretora Luiza Ivete Ferneda Freitas expôs sobre os cursos técnicos oferecidos e, em seguida, foram conhecer o Centro de Ensino Superior de Dracena (Cesd).
O coordenador do Núcleo de Prática Jurídica do Cesd, Sérgio Cardoso, recepcionou o grupo junto com a coordenadora do curso de Ciências Contábeis, Andréa Regina Ubeda Lopes e o professor do curso de Administração, Thiago Castilho Clemente. Cardoso explicou sobre os cursos do ensino superior aos jovens e mostrou a estrutura da faculdade.
As atividades constam da programação especial de férias preparada pela Fundação CASA. Os adolescentes estiveram acompanhados da coordenadora pedagógica Márcia Bandeira de Paula e da encarregada de área técnica Joseane Ruiz Trevelin. “A proposta é que os adolescentes conheçam os cursos oferecidos na região, as possibilidades de continuarem estudando e vejam que não é impossível”, explica Joseane.
Márcia informou que esta é a segunda vez que os adolescentes vêm a Dracena; no ano passado, 11 deles apresentaram uma peça de teatro para os cursos de Pedagogia e Serviço Social da Unifadra.
ESTUDOS – A coordenadora pedagógica explicou que os adolescentes frequentam o ensino formal no período da manhã, com professores da rede estadual que vão até a Fundação CASA para as aulas no ensino fundamental e médio. A parceira é firmada com a escola vinculadora EE José Edson Moisés de Irapuru.
No período da tarde, há oficinas de arte e cultura (circo, capoeira, desenho e pintura), aulas de violão e percussão com o Projeto Guri, além de cursos de educação profissional em parceria com o Centro Paula Souza de Adamantina. A CASA Irapuru II atende um total de 66 adolescentes, todos da região. A próxima atividade será a participação na Copa CASA de futebol de campo, em Araçatuba.
FAMÍLIA – Na Fundação CASA, os adolescentes ainda recebem visita de pais, irmãos, avós, filhos e companheiras uma vez por semana. Os responsáveis pelos adolescentes também podem agendar a visita programada, em que passam um dia inteiro na instituição e acompanham todas as atividades desenvolvidas. A instituição tem como diretora Marisa Fagundes dos Santos e completará três anos no mês de novembro.