Depois do Corinthians anunciar que pretende sair, agora os quatro grandes clubes do Rio de Janeiro decidiram rebelar-se contra o Clube dos 13. A decisão foi oficializada através de um comunicado, na manhã de terça-feira, assinado pelos presidentes de Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco que decidiram romper com a entidade.
A alegação foi de que os quatro não concordaram com a forma pela qual o Clube dos 13 conduziu as negociações pelos direitos de transmissão. Com isso, pretendem negociar e tratar do assunto diretamente com as empresas interessadas.
Na terça-feira, o Corinthians anunciou seu afastamento da entidade que cuida dos interesses dos principais clubes do país. A decisão foi comunicada pelo presidente Andrés Sanchez, que foi até a sede da entidade em São Paulo para comunicar a decisão ao presidente da entidade, Fábio Koff.
O clima no Clube dos 13 já não era dos melhores desde 2008, mas ficou pior no ano passado com a reeleição de Koff para a presidência. O Corinthians ficou descontente, pois seguiu a orientação do presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, e apoiou o candidato Kléber Leite, assim como Botafogo, Coritiba, Cruzeiro, Goiás, Santos, Vasco e Vitória.
Os clubes, em consequência, manifestam-se desobrigados, diante do Clube dos 13, dispondo-se os mesmos a tratar, diretamente com as empresas interessadas, todos os aspectos comerciais referentes aos direitos de transmissão dos jogos do Campeonato Brasileiro.