Famosos no Brasil pelas músicas cativantes e por agitar as maiores micaretas do país, a banda Batom na Cueca se apresenta hoje (18), no Celebritá, em Dracena. Parte da nova geração do axé music, a banda é formada por quatro músicos: Mamê, Maroca, Darlan e Adib e acumula 13 anos de estrada.
A banda surgiu em 1996 na cidade de Brasília (DF) por um grupo de amigos que tocava e cantava por diversão. Em 1997, ainda em Brasília, a banda lança o primeiro CD “Vai Começar” e passa a fazer shows pela região. Das 14 músicas do álbum, apenas um hit não era de composição dos integrantes da banda. O trabalho deu tão certo que em 1999 saiu o segundo CD “Batom na Cueca”.
Em 2000, os integrantes deixaram Brasília para seguir a carreira artística em São Paulo. Diante da receptividade, em 2003, a banda lança o terceiro CD “Batom na Cueca – Ao Vivo” e tem nova formação com cinco integrantes: Mamê (vocal), Maroca (percussão), Xandoca (violão e guitarra), Adib (percussão) e Darlan (percussão). Os outros dois músicos, Rodrigo e Marcelo, permanecem na parte administrativa da banda.
Em 2004, a banda traz músicas inéditas e de outros compositores e grava o quarto CD, em grande estilo, durante um Cruzeiro Universitário. Entretanto, o lançamento do “Batom na Cueca em Alto Mar” acontece em 2005, mesmo ano que a banda participou do disputado carnaval de Salvador e fez muito sucesso ao lado de grandes nomes da música baiana.
Com espaço conquistado na música brasileira por levar irreverência e alto-astral por onde passa, Batom na Cueca foi o primeiro grupo de axé music, formado fora do mercado baiano, a puxar um bloco oficial no Circuito Barra/Ondina.
A história vai se construindo com participações nas principais micaretas e festas de axé de todo o Brasil e, em 2006, chega o quinto CD “Batom na Cueca 2006”, com a direção musical de Robson Nonato em parceria com o grupo.
Com cinco CDs gravados e uma bem sucedida turnê de três meses por Portugal, os músicos de Brasília lançaram em julho de 2008 o primeiro DVD “Fazendo Farra – Ao Vivo”.