O medalhista olímpico Claudinei Quirino lançaria ontem, em Presidente Prudente, o “Projeto Social Talento Olímpico – Cidadania em primeiro lugar”, que terá o intuito de promover a inclusão social de crianças e jovens de 10 a 20 anos pela prática esportiva e desportiva, atividades educacionais, vivências em família e comunidade. O evento aconteceria na Associação Desportiva da Polícia Militar (ADPM), no Jardim Itapura I, das 16h às 20h.
Segundo Quirino, ainda é um projeto-piloto no qual cerca de 200 jovens devem participar e, nessa apresentação, todos serão premiados. “Vamos apresentar formalmente nossa ideia e, a partir desse piloto, buscar apoio dos órgãos federais, governamentais e municipais. Todas as crianças irão receber medalhas pela sua participação”, diz.
Ainda de acordo com o ex-atleta, as crianças e adolescentes irão disputar um “tiro curto” de 100 metros para marcar o lançamento oficial do projeto.
Campos de futebol e terrenos baldios serão usados como pista de treinamento. “Os bairros estão esquecidos, muitos talentos serão descobertos nesses lugares. Sempre trabalhei com atletas de alto rendimento e quero agora avaliar através de vários ‘peneirões’ outros talentos escondidos nos bairros de Prudente e, futuramente, de toda a região e direcioná-los para um treinamento mais específico”, conta.
Claudinei Quirino é natural de Lençóis Paulista, interior de São Paulo, mas foi treinando em Presidente Prudente, iniciando sua trajetória no atletismo. Consagrou-se nacionalmente com a conquista da medalha de prata nas Olimpíadas de Sidney, em 2000, na prova 4 x 100 metros rasos, ao lado de André Domingos, Edson Luciano e Vicente Lenílson. Ele também foi ouro nos Jogos Pan-Americanos de Winnipeg, em 1999, na prova dos 200 metros rasos.
Quirino, que deixou as pistas de atletismo em 2005, agora se dedica ao grupo “Heróis do Atletismo”, onde participa de eventos beneficentes ao lado de grandes nomes do esporte, como Robson Caetano, Vanderlei Cordeiro de Lima e Joaquim Cruz.