O faturamento do comércio varejista no estado de São Paulo em 2010 atingiu R$ 103,6 bilhões e superou o acumulado do ano anterior em 6%. Os números, divulgados hoje (7), são da Pesquisa Conjuntural do Comércio Varejista (PCCV e-Bit), feita pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio).

De acordo com a entidade, o resultado foi alcançado, principalmente, pelo forte desempenho das lojas de eletroeletrônicos e eletrodomésticos, que registraram aumento de faturamento de 29,3% em 2010, e do comércio eletrônico, que cresceu 25,4% ao longo do ano.

Segundo a Fecomercio, 2011 terá crescimento forte do comércio, mas não deve apresentar os mesmos resultados do ano passado. A inflação e as medidas do governo para combatê-la, como o aumento dos juros, e a consequente retração da oferta de crédito, podem afastar os consumidores das lojas.

“A economia brasileira apresentará um crescimento robusto em 2011, ainda que mais modesto se comparado ao ano anterior. Isso porque os principais determinantes do consumo, ou seja, os níveis de emprego e renda, devem continuar apresentando bons resultados”, afirma a entidade, em nota.

Em dezembro de 2010, o faturamento do comércio de SP atingiu 11,09 bilhões, 6,7% maior que o mesmo mês do ano anterior. O Natal do ano passado foi considerado pela Fecomercio como o melhor da década em vendas.