A confiança do consumidor brasileiro voltou a crescer em fevereiro deste ano, depois de dois meses em queda. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC), medido pela Fundação Getulio Vargas, aumentou 0,8% e chegou a 122,6 pontos neste mês, superior aos 121,6 pontos de janeiro deste ano.
A melhora da confiança foi percebida tanto no Índice da Situação Atual, que passou de 144,2 em janeiro para 144,7 pontos em fevereiro, quanto no Índice de Expectativas, que revela as perspectivas quanto à economia nos próximos seis meses e subiu de 109,7 para 111,0 pontos no período.
Quanto ao momento atual, o percentual dos consumidores que consideram a situação financeira familiar boa aumentou de 28,8% para 29,2% dos entrevistados. Já o índice dos que a consideram ruim diminuiu de 11,9% para 11,3%.
Em relação ao futuro, a parcela dos consumidores que esperam comprar mais nos próximos meses cresceu de 17,4% para 17,9% e a dos que pretendem comprar menos caiu de 33,0% para 28,0%.
A Sondagem de Expectativas do Consumidor é feita com base numa amostra com mais de 2 mil domicílios em sete das principais capitais brasileiras. A coleta de dados para a edição de fevereiro de 2011 foi realizada entre os dias 1º e 21 deste mês.