Desde setembro do ano passado, a Secretaria da Saúde de Dracena está vacinando as crianças menores de dois anos contra a meningite C. No entanto, até o momento, foram imunizadas 718 crianças nesta faixa etária contra a doença, número inferior a meta de 980 crianças. Os pais ou responsáveis devem levar os filhos menores de dois anos até o Centro de Saúde, das 7 às 14h, com a carteira de vacinação.

A vacina conjugada contra meningococo C, causador de uma das formas mais graves de meningite bacteriana, entrou no calendário nacional de imunizações do SUS (Sistema Único de Saúde) neste ano e está disponível gratuitamente em toda a rede pública do País.

Um balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo mostra que metade das crianças menores de dois anos ainda não se imunizou contra a meningite C. A população nessa faixa etária é de 1,21 milhão de crianças, sendo que apenas 605 mil se vacinaram em todo o Estado.

Para as crianças com idades entre um e dois anos é necessário apenas uma dose da vacina. Já as crianças menores de um ano precisam tomar duas doses da vacina e uma dose de reforço quando completarem um ano de idade para estarem completamente imunes à doença.

“Esta vacina tem um elevado índice de proteção, chegando a mais de 90%. Por isso é muito importante que as crianças menores de dois anos sejam levadas o quanto antes aos postos de saúde para serem imunizadas”, diz Helena Sato, diretora de Imunização da Secretaria.

A vacina conjugada contra meningococo C é normalmente bem tolerada e não apresenta reações adversas graves. Somente crianças com histórico de reação anafilática em dose anterior não deverão receber a vacina.