A cultura hip hop invade o município neste final de semana (12 e 13/2) com a 3ª edição do Festival Olho da Rua. Serão quatro atrações, entre elas, o Scratch-in, campeonato de DJs do Interior, realizado no sábado, às 14 horas, no Teatro Municipal Nelson Castro. Os interessados em participar do duelo, podem se inscrever até uma hora antes do início do campeonato.
Profissionais de vários estados brasileiros vão participar do campeonato, entre os destaques está o DJ RM, de São Paulo. Os três primeiros colocados na competição ganharão prêmios e dinheiro. O primeiro colocado receberá um mixer, no valor de R$ 1,5 mil, mais R$ 500. Para o segundo e terceiro colocados serão distribuídos acessórios de DJs.
Ainda no sábado, às 17 horas, o local recebe dois pocket show de rap, com o rio-pretense Taroba e o Grupo Shekinah Rap, de Votuporanga. Um dos shows, “Duraggaeaohiphop”, de Taroba, mescla os ritmos de raggae e hip hop. A apresentação, que dura aproximadamente 25 minutos, conta com músicas que falam sobre a diferença social e a questão racial.
Já no domingo (13/2) é a vez do Espaço Cultural da Represa Municipal receber a invasão do hip hop. Às 17 horas, será realizada uma Oficina de Dança Popping, ministrada por Ley, de Santos (SP). O popping é um estilo de dança funk original, baseado na técnica de contrair e relaxar, rapidamente, os músculos, dando um efeito de ‘empurrão’ no corpo do dançarino. Esse movimento é feito ao ritmo de uma música. Logo após, às 20 horas, terá uma Intervenção de Popping no local.
O 3º Festival Olho da Rua é realizado pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio da Casa do Hip Hop, e Faperp – Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão de Rio Preto, com patrocínio da Caixa Econômica Federal e ProAC – Programa de Ação Cultural. O evento segue nos dias 18 e 20 deste mês, com oficinas e shows.