O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, apresentou hoje (7) os novos mísseis produzidos em massa e a última tecnologia de satélites desenvolvidos no país. De acordo com ele, a apresentação é uma resposta aos inimigos do Irã sobre o “domínio completo” que pode ser colocado em prática na região do Golfo Pérsico.
As informações são da agência pública de notícias do Irã, a Irna. Ahmadinejad disse também que até o final deste ano serão lançados vários satélites de pesquisa ao espaço. Segundo ele, o país se prepara para ser um “exportador de tecnologia” com base no 5º Plano de Desenvolvimento referente ao período de 2011 a 2016.
Para o presidente, é fundamental que os jovens cientistas do Irã busquem confiar mais em si e no país na tentativa de transformar a região em uma referência internacional na área da indústria aeroespacial.
Há dois anos, pela primeira vez, o Irã lançou um satélite de fabricação doméstica. A iniciativa acendeu a luz de alerta no Ocidente em relação aos iranianos. Desde junho de 2010, o país é alvo de sanções impostas pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas e parte da comunidade internacional.
Para a comunidade internacional, o programa nuclear desenvolvido no Irã esconde a fabricação de bombas. No entanto, Ahmadinejad e outras autoridades iranianas negam as suspeitas. Apesar da negativa, o país continua sob forte pressão internacional que atinge principalmente os setores econômico, comercial e militar.