Metade das crianças com menos de 2 anos residentes no estado de São Paulo ainda não foi imunizada contra a meningite C, de acordo com balanço da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. A vacina já está disponível gratuitamente na rede pública desde setembro do ano passado. Em todo o estado há cerca de 1,21 milhão de crianças com menos de 2 anos, das quais 605 mil foram vacinadas.

Segundo a Secretaria de Saúde, em 2010 foram registrados 629 casos da doença, dos quais 113 resultaram em morte. A meningite é uma inflamação das membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal e o tipo C da doença é o mais grave das meningites bacterianas, transmitidas pelo contato com a saliva infectada. Os sintomas nos bebês são febre, irritação, cansaço e falta de apetite.

O pediatra oncologista Neviçolino Pereira ressalta que os pais devem observar bem os filhos para perceber os três sinais mais frequentes da meningite C: dor de cabeça, vômito e febre alta de início súbito. “Se observarem esses sintomas, o mais correto é que levem a criança ao médico para uma avaliação para saber se haverá ou não a necessidade de coleta de exame”. O exame consiste na coleta de um líquido na região lombar por meio de uma pulsão.

Segundo ele, as meningites podem ser causadas tanto por vírus, quanto por bactérias e normalmente as bacterianas são as que causam mais sequelas (visuais, auditivas e motoras) e em casos mais extremos podem levar à morte. “A vacinação é extremamente importante. O que tem que ficar muito claro é que as pessoas evitem vacinas que protegem especificamente contra meningites causadas por bactérias específicas. Aquelas que podem ser prevenidas são as causadas pelo meningococo e pelo pneumococo”.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, as crianças entre 1 e 2 anos devem tomar só uma dose da vacina. Já os menores de 1 ano devem tomar três doses: aos 3 meses, aos 5 meses e ao completar 1 ano. A vacina não tem efeitos colaterais, mas crianças que já tenham tido reação anafilática anteriormente não podem tomá-la.

De acordo com o Ministério da Saúde, a implantação da vacina meningocócica na rede pública começou no segundo semestre do ano em 21 estados. Em outros seis a implantação da imunização será concluída até o final de fevereiro. O ministério informou ainda que a vacinação contra a meningite C já faz parte da rotina de vacinação das crianças com menos de 1 ano de idade, mas no ano de introdução será disponibilizada para crianças até 2 anos.