Quem pensa que Ubatuba é só sol e praia está muito enganado. O local é um verdadeiro paraíso para o ecoturismo. A cidade que fica no litoral norte do Estado de São Paulo, a 230 quilômetros da capital e a 310 quilômetros do Rio de Janeiro, tem uma das maiores e bem preservadas porções da Mata Atlântica do País. Conservar estas riquezas e a história da região, cenário de fatos marcantes da história do Brasil é o objetivo maior da parceria do Parque Estadual da Serra do Mar – Núcleo Picinguaba, com as operadoras de Ecoturismo.
Os rios, cachoeiras e a Mata Atlântica fazem da Serra do Mar um cenário de exuberante beleza tropical, com trilhas para visitar os pontos mais altos como o Pico do Corcovado, Pico do Alto Grande, vilas e praias afastadas, escondidas nas reentrâncias das costeiras. Há muitas surpresas nos “sertões” próximos a serra: comunidades indígenas, ruínas de fazendas do século passado, comunidades caiçaras, rios e cachoeiras pouco exploradas.
Experiências excitantes pelos caminhos dos Tupinambás e o contato direto com recantos de grande beleza.
O Núcleo Picinguaba fica a 36 quilômetros do centro, ao norte, da Praia da Fazenda. Possui área de 8 mil hectares dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, onde são desenvolvidos programas de educação ambiental e pesquisa.
Abriga o antigo núcleo de pescadores artesanais e a região é tombada pelo Condephaat como área de preservação permanente (Vila de Picinguaba), centro pesqueiro até a década de 30. Localizado entre Ubatuba e Parati, é o único ponto do parque no lado paulista que vai até o mar incluindo sete praias: Praia da Fazenda, Almada, Picinguaba, Camburi, das Conchas, das Bicas, Praia Brava do Camburi.
Criado pela Secretaria do Meio Ambiente, o Núcleo possui um Centro de Apoio onde o visitante pode ficar hospedado em alojamento para 32 pessoas, com banheiros, biblioteca, duchas e salas de exposição. A trilha do Picadão da Barra percorre o antigo caminho entre a vila dos pescadores e o sertão. Outras trilhas são a do Jatobá, Poço da Rasa ou da Casa da Farinha onde se estão as ruínas de um antigo engenho com peças e construções de valor histórico.
Na hora de escolher o caminho, a decisão é difícil. São várias opções e todas muito interessantes.
Para atingir os 1500 metros de altitude do Pico do Corcovado leva-se cerca de seis horas de caminhada, sempre subindo. Em compensação, o visitante vai ter a recompensa de uma deslumbrante vista.
É preciso ter fôlego e experiência em caminhadas, a trilha parte do bairro do Corcovado, adentrando a Mata Atlântica. Antes de chegar ao Cume do Corcovado, há um córrego de águas límpidas; recomenda-se levar alimentos e equipamentos para pernoite. Outra alternativa é uma subida mais amena pelo Horto Florestal.
A Trilha do Saco das Bananas sai da Praia da Cassandoca e leva até o Saco da Banana, ao sul do município. A caminhada entre subidas e descidas leva três horas.
Na Praia da Lagoinha começa a Trilha do Bonete, composta por cinco praias paradisíacas e, no vilarejo caiçara, o prazer de um bom peixe fresco e o belo visual da Ilha do Mar Virado. A caminhada dura 1:30 horas.
A Trilha do Corisco fica no Núcleo de Picinguaba; tem como partida a Casa da Farinha, no sentido da serra. O caminho passa pelo Poço da Rasa (uma bela cachoeira) e por uma figueira centenária. Neste ponto, tanto a fauna quanto a flora são magnificas.
Começando pela Praia da Enseada, a caminhada pela Trilha da Praia de Fora leva cerca de duas horas. Segue-se pelo extremo esquerdo da praia, passando pela ponta da Espia na baía do Flamengo. Os atrativos dessa trilha são a Praia do Godoi, Xandra, Itapecerica e de Fora.
A Trilha da Sete Fontes tem início no final da Praia do Saco da Ribeira, passando pelo Flamengo e Flamenguinho.
Durante a caminhada, a parada obrigatória é na fonte natural de água doce. Tem ainda a exótica capelinha de Nossa Senhora de Fátima, numa gruta na Praia de Sete Fontes, além de deliciosos petiscos nos barzinhos de praia.
A Trilha da Ponta Grossa leva ao Farol de Ponta Grossa, passando pela paradisíaca Praia do Cedro. Começa na Praia do Tenório, passando pela Praia Vermelha. A caminhada dura uma hora.
Conheça também o projeto TAMAR, que cuida com muito carinho das tartarugas marinhas. É de encher os olhos.
O que está esperando, faça já suas malas e boa viagem!