O diretor da Educação Municipal de Junqueirópolis, José Henrique Rossi, recebeu na última semana, o exemplar da revista de circulação nacional denominada “Revista do Professor” que, em sua primeira edição do ano, estampa na capa o Projeto Leitura na Praça, referente ao Projeto “Leitura de graça… É quarta na praça”, desenvolvido por professores e alunos dos 4º e 5º anos da Escola Municipal Shigueko Oto Iwaki.

O diretor Rossi enalteceu o trabalho desenvolvido em Junqueirópolis, o que se transformou em referência para outras cidades da região e do País, como uma experiência educacional que deu certo. “Para se ter uma ideia, a revista é uma publicação didático-pedagógica, de circulação nacional, destinada a professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental.

Conta, hoje, com mais de 20 mil assinantes espalhados por todo o território brasileiro, neles incluídos cerca de quatro mil Secretarias Municipais de Educação, escolas particulares e oficiais, Faculdades de Educação, Escolas de Magistério e professores de Educação Infantil e do Ensino Fundamental de todo o País, o que indica que a educação em Junqueirópolis está no caminho certo e que nossos projetos estão bem formulados em sintonia com a comunidade”, finalizou.

O Projeto foi implantado no ano de 2009 pela professora idealizadora e executora do projeto Karen Gabriela Fruck Cação com os alunos dos 4º e 5º anos da EM Shigueko Oto Iwaki. Karen, pedagoga e pós-graduada em Educação Especial informou que o objetivo do projeto é incentivar na criança o gosto pela leitura, valorizar a importância da boa leitura e sua função social, além de formar uma comunidade de leitores ultrapassando os limites da instituição escolar.

As atividades são realizadas todas as quartas-feiras, das 9 às 11h, na Praça Álvaro de Oliveira Junqueira, onde as crianças realizam a leitura de diversos gêneros literários para a população que lá circula, também disponibilizando dentro de uma carriola os mais variados portadores de textos que podem ser lidos gratuitamente durante o período em que os alunos estão no local.

Para a execução do projeto, a professora idealizadora conta com o apoio e trabalho das professoras executoras: Amanda Fatinansi, Cléria Maria Oliani, Fernanda Rodrigues, Samira Zogheib, Solange Pigozzi, Márcia Mitiko e Kátia de Oliveira Lopes, sob a direção e coordenação da escola e apoio da Diretoria Municipal de Educação.