O Rotary Clube Internacional completa hoje 106 anos, motivo de orgulho para Valdemir de Castro e Carlos Aparecido Silva que presidem os dois clubes fundados em Dracena. O primeiro foi criado em 1954, com o nome de Rotary Club de Dracena, atualmente possui 42 rotarianos.

Valdemir lembra que o clube cresceu junto com a cidade, tendo como sócios, o fundador do município Írio Spinardi, ex-prefeito Florindo Tabachi, Aldo Leopoldo Rosseto e outros.

Nos 57 anos de atividades no município, Valdemir destacou as campanhas do Rotary contra a poliomielite, a do agasalho, de doação de sangue e as várias promoções destinando recursos para entidades locais. Além disso, informou detalhes do intercâmbio de jovens, aberto para comunidade, que iniciou as inscrições. Os interessados podem obter mais informações com os rotarianos, na sede do clube na rua Santos Dumond, 517.

Valdemir também começou a resgatar parte da história do clube, postando notícias em um blog (rotaryclubdedracena.blogspot.com). Em sua primeira gestão, ele comenta sobre o companheirismo e a prestação de serviços incentivados pelo Rotary, motivos que o levaram a ser rotariano. “O Rotary nasceu de um grupo de empresários que perceberam que podiam fazer algo a mais pela sociedade, a proposta se espalhou no mundo todo e hoje é o único clube que possui uma cadeira na ONU. Além disso, ergueu uma bandeira contra a poliomielite, que está quase erradicada no mundo”, comentou.

Carlos Aparecido Silva, presidente pela segunda vez do Rotary Imperial, fundado em 1987, ressaltou os projetos Amigos do Peito (orientando quase 50 gestantes na cidade) e a escolinha de futebol “Primeiro Passo”, no Jardim Brasilândia, para formação dos adolescentes através do esporte. No próximo dia 13 de março, o clube promoverá um almoço beneficente, destinando a maior parte dos recursos para as atividades da escolinha.

O presidente também frisou os projetos incentivados por meio da Fundação Rotária como ajuda humanitária nas catástrofes, campanha da poliomielite, intercâmbio de jovens e de grupos de estudo. Este último já trouxe ao Distrito 4510, ao qual pertence Dracena, profissionais da Austrália, Suécia e Japão que vieram conhecer as atividades desenvolvidas na região.

O Rotary Imperial ainda busca a valorização das profissões, homenageando pessoas da comunidade que são convidadas para palestra sobre suas funções. Atualmente, o clube reúne 23 rotarianos.

Carlos considera que ser rotariano é ser um voluntário do bem. “Rotariano é rotariano 24h, se recebe um pedido de ajuda, pensa em como pode ser útil. Servimos a comunidade em equipe. É preciso dar de si, sem pensar em si. Penso que a maneira de ser feliz é fazer os outros felizes, o que posso fazer através do Rotary”, diz.

Para marcar os 106 anos do Rotary, a Câmara de Tupi Paulista promoverá sessão solene no próximo sábado (26), às 20h.

Um dos projetos do Rotary que tem obtido sucesso é o Ecorotary, parceria entre o Rotary Dracena, Imperial, de Panorama e Tupi Paulista. O objetivo é a conscientização ambiental e sua preservação. Ao mesmo tempo em que promove palestras sobre o tema é feito o recolhimento de lixo nas margens do Rio Paraná e a iniciativa tende a se tornar regional, com a participação de outros municípios ribeirinhos.