A Santa Casa de Dracena adquiriu três máquinas para o setor de Terapia Renal Substitutiva (hemodiálise) com a liberação de recursos do Governo do Estado de São Paulo através da intervenção do deputado estadual Reinaldo Alguz. O valor total da aquisição dos equipamentos foi de R$ 90.630. A instalação e treinamento operacional estão previstos para a próxima terça-feira (15).

O provedor da Santa Casa, Altamir Alves dos Santos e o deputado Reinaldo Alguz estiveram no setor de hemodiálise do hospital ontem (11) de manhã, acompanhados do médico nefrologista Adolfo Mansano Garcia e Alessandro Mendes. O médico informou que são atendidos 80 pacientes, a maioria do Sistema Único de Saúde (SUS) e também da Unimed, que realizam sessões de hemodiálise três vezes por semana com duração de quatro horas.

O setor de Terapia Renal Substitutiva da Santa Casa conta com 16 máquinas hemodialisadoras trabalhando nos períodos da manhã, tarde e noite. Mesmo com as novas aquisições, o número de máquinas é insuficiente e estão em uso há 11 anos, apresentando constante manutenção. “Com as novas máquinas, será possível um trabalho de manutenção preventivo, tendo outras máquinas que possam substituir aquelas que passam por reparos”, destaca Adolfo Mansano Garcia.

“É mais uma ação que vai beneficiar os serviços de hemodiálise da Santa Casa, que têm conseguido desenvolver um trabalho ímpar na região. Sensibilizados pela população que necessita deste serviço, também buscamos o aumento do valor da cota para tratamento da hemodiálise e o governador já se mostrou favorável”, informou o deputado Reinaldo Alguz.lk