O banco espanhol Santander informou que fez uma oferta de 16,6 bilhões de zlotys (US$ 5,9 bilhões) para comprar a totalidade do banco polonês Zachodni WBK SA. O Santander ofereceu 226,89 zlotys (US$ 80) por cada ação do Zachodni WBK. Segundo o banco, a oferta está condicionada a 70% das ações do Zachodni que serão vendidas. O período de subscrição da proposta começará em 24 de fevereiro e terminará em 25 de março.

O banco espanhol chegou a um acordo em setembro passado com o Allied Irish Banks para comprar 70,36% que o banco irlandês detinha no Zachodni por 2,9 bilhões de euros, depois de superar ofertas concorrentes do francês BNP Paribas e do polonês Bank Polski.

Em março de 2010, o Allied Irish Banks anunciou planos de vender suas unidades no exterior, incluindo o Zachodni, a fim de levantar capital adicional depois de receber 3,5 bilhões de euros em ajuda do governo para liquidar dívidas ruins. O negócio ainda não foi aprovado pelo KNF, órgão regulador do setor financeiro da Polônia.