Em coletiva à imprensa ontem de manhã, a Associação Desportiva Dracenense (ADED) apresentou o projeto para formação de três equipes das categorias de base do futsal e para disputa do Campeonato Paulista da categoria sub-20 na série A-2 neste ano.

A coletiva foi coordenada pelo vereador e professor Juliano Bertolini, presidente da ADED. Primeiro, ele agradeceu ao prefeito Célio Rejani pelo apoio ao futsal, já que segundo Bertolini, a Prefeitura através da Semelju é a grande mantenedora desse projeto e, graças a isso, no ano passado, tudo que foi proposto e feito deu certo.

O presidente afirmou ainda que o convênio entre a Prefeitura e o Sesi no PAF – Programa Atleta do Futuro, implantado através da Secretaria de Esportes, está sendo extraordinário e tem ajudado a retirar os meninos da rua. Explicou que o projeto está aproveitando os trabalhos dos professores contratados e extraindo os meninos do PAF para o futsal.

Foi confirmado na coletiva que o futsal será coordenado pelo Marquinhos da Semelju na categoria de base e pelo técnico Cuti na categoria sub-20, que no ano passado comandou a equipe. Bertolini ressaltou que em 2011, o futsal da ADED terá três categorias: sub-13, sub-15 e sub-20. A novidade é que, diferente do ano passado, quando metade do time veio de fora, este ano, de acordo com o planejamento feito em 2010, a diretoria da associação e a Semelju decidiu montar a equipe com a grande maioria dos atletas de Dracena e apenas cinco serão reaproveitados.

A equipe terá como jogadores de fora um goleiro, um fixo e um a critério do treinador. “O projeto que estamos fazendo é justamente começar uma base de revelação de talentos no futsal de Dracena, sem ficar preocupado se a equipe vai ser campeã ou vice ou se não vai ganhar nada”, comentou Bertolini.

Neste ano, a comissão técnica do futsal terá os trabalhos do professor de educação física Denílson Manzoni, que está fazendo pós-graduação. Sem remuneração nenhuma e de forma voluntária, Denílson vai filmar os treinamentos e todos os jogos da ADED no Campeonato Paulista, servindo como base científica. Também vai auxiliar o Dedê e o Cuti em especializar os tipos de chutes, toque de bola, finalização e defesa entre outros.

A Prefeitura pagará todas as taxas de inscrição do Campeonato Paulista, inscrição de cada um dos atletas, transporte e alimentação para os jogos fora de Dracena e a taxa de arbitragem no município. A Associação Desportiva Dracenense será a responsável pelo pagamento dos salários da Comissão Técnica e dos Atletas.