A Secretaria Municipal de Saúde de Dracena contratou 15 agentes de controle de vetores, em caráter emergencial pelo período de três meses.
Segundo Milena C. Bocchi de Castro, secretária responsável pela pasta, na última semana, os novos agentes passaram por treinamento teórico e saíram a campo, acompanhados dos agentes de controle de vetores que já trabalham na Vigilância Epidemiologia, para o treinamento prático.
A Vigilância Epidemiológica informa que em Dracena foram registrados neste ano até o momento 31 casos positivos autóctones, dois casos positivos importados e 11 pessoas aguardam resultados de exames.
É muito importante que a pessoa com suspeita de dengue procure o serviço de saúde o mais rápido possível. Os sintomas são: febre, dor de cabeça, dor no fundo dos olhos, dores musculares, dores nas juntas e manchas avermelhadas. A coleta de sangue para a detecção do sorotipo (em casos positivos) tem que ser feita até o 3º dia do início dos sintomas da dengue.
Relembrando à população que o município conta com lei que determina multa ao imóvel que possui criadouro do mosquito da dengue.
Campanha publicitária de alerta da Secretaria Municipal de Saúde está sendo veiculada nos meios de comunicação dracenense lembrando que é necessário eliminar materiais que acumulem água.
O responsável pelo imóvel deve fazer uma vistoria periodicamente em seu imóvel e retirar sacolas plásticas, tampas de garrafas, garrafas pet; observar calhas e lajes, caixas d’água e todos os outros recipientes que estão em seu imóvel e acumulem água, tais como pratos de vasos, gaveta de geladeiras, ralos de água e a caixa de gordura.
A sociedade precisa se sensibilizar e participar das ações de controle. O único elo nesta cadeia de transmissão é o mosquito. O melhor a fazer é não deixar o mosquito nascer eliminando seus criadouros.