Pelo menos 35 pessoas morreram nesta segunda-feira, 14, e 32 ficaram feridas em um atentado suicida registrado em um centro de recrutamento do Exército do Afeganistão na cidade de Kunduz, no norte do país, informou à Agência Efe uma fonte médica.
O atentado ocorreu por volta do meio-dia local (4h de Brasília), quando um bom número de pessoas se encontrava nessa instalação militar de Kunduz, capital da província homônima, explicou Humayun Jamosh, diretor do hospital regional, que detalhou que, entre os mortos, há dois menores de idade.
Consultado pela Efe, o porta-voz do governador regional indicou que a quantidade de mortos é de 33. Já a agência de notícias “AIP” eleva o número para 37, citando fontes médicas anônimas.
As autoridades do Afeganistão buscam aumentar as fileiras das forças de segurança autóctones, alvo habitual dos atentados dos rebeldes no país.
Os Estados Unidos e a Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) começarão em julho a transferir gradualmente a competência da segurança do Afeganistão ao Exército e à Polícia local, que devem assumir completamente esta responsabilidade em 2014, caso o prazo previsto seja cumprido.