A campanha de vacinação contra a gripe sazonal deste ano vai imunizar os grupos também contra a influenza A (H1N1) – gripe suína. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse que a vacina muda a cada ano e tem como base os três vírus do tipo influenza que mais circularam no ano anterior.
O secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa, ressaltou que este ano não haverá uma campanha de vacinação específica para a imunização contra a gripe suína. Ele lembrou que a Organização Mundial da Saúde (OMS) retirou o alerta de pandemia e que os casos registrados são esporádicos.
Em 2011, além de idosos com mais de 60 anos e indígenas, gestantes, crianças maiores de 6 meses e menores de 2 anos e profissionais de saúde também vão receber a vacina contra a gripe sazonal. A campanha começa no dia 25 de abril e segue até 13 de maio. O Dia de Mobilização Nacional contra a gripe será em 30 de abril.
CLÍNICAS – Na rede particular, as vacinas contra influenza A e gripe suína 2011 já estão disponíveis. A campanha nos consultórios começou este mês e segue até junho. Antônio Carlos de Oliveira Biel, médico especialista em alergia e imunologia clínica, informou que a vacinação contra gripe deve ser feita anualmente, de preferência antes do período de maior incidência da doença.
“Com os casos de gripe suína, as pessoas ficaram mais atentas sobre a importância de se vacinarem contra gripe, porque viram que gripe é coisa séria”, destacou Biel. Ele acredita que a chance de extinguir a doença é grande, desde que haja vacinação em massa da população.
Este ano, a vacina contra gripe possui três tipos de linhagens de vírus em combinação: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B, composição atualizada de acordo com os vírus circulantes no hemisfério sul. Esta vacina já está disponível na Clínica Dr. Biel, crianças a partir dos 6 meses até a idade adulta podem tomá-la. Os interessados devem agendar a vacinação na clínica.
A novidade que a Clínica Dr. Biel está trazendo para cidade é a vacina intradérmica contra gripe para adultos de 18 até 59 anos. Antônio Carlos Biel disse que a vacina intradérmica possui agulha menor que a vacina intramuscular (tradicional), sua dose é reduzida e oferece proteção mais eficaz. “É uma vacina francesa, indicada especialmente para os que tem risco elevado de complicações com vírus da gripe”, comenta o médico.
A vacina é contraindicada para pessoas alérgicas a ovo, proteínas de frango, a neomicina e a formaldeído. A clínica aguarda a chegada dos pedidos da vacina intradérmica que também estará disponível este ano. Biel lembrou que a vacina intramuscular e a intradérmica contra gripe são individualizadas, com apenas uma dose para aplicação. “Importante ressaltar que a pessoa só estará protegida depois de 30 dias que tomar a vacina, período necessário para a resposta imunológica”, finalizou Biel.