O foco das ações neste Carnaval são as meninas e mulheres dos 15 a 24 anos. A ideia é que as mulheres possam incentivar o parceiro a usar a camisinha nas relações, com o objetivo de tê-las como aliadas da Saúde para sensibilizar a geração atual a se cuidar e fazer sexo protegido.
De acordo com o Boletim Epidemiológico 2010 do Ministério da Saúde, os casos de aids em homens e mulheres jovens, de 13 a 19 anos, de 1980 até junho de 2010, correspondem a um total de 12.693. Nessa faixa etária, o número de casos de aids é maior entre as mulheres: oito casos em meninos para cada dez em meninas, enquanto que nas demais faixas etárias o número de casos de aids é maior entre homens do que entre mulheres.
Entre os fatores que fazem com que a mulher abandone o uso de preservativos estão mitos relacionados à falsa percepção de segurança nos parceiros: a necessidade de provar que ama o parceiro ou que confia nele, a idealização romântica, o julgamento pela aparência, a vontade de se entregar.
Durante o período de Carnaval, a Secretaria de Saúde de Dracena distribui preservativos gratuitamente à população. Qualquer pessoa pode retirá-lo na Farmácia do Centro de Saúde Dr. Takashi Enokibara.
Estimativas do Ministério da Saúde indicam que existem hoje no Brasil cerca de 630 mil pessoas vivendo com o vírus da aids. Dessas, 255 mil nunca teriam feito o teste de aids e por isso não conhecem sua sorologia.