Os foliões já estão preparados para curtir o feriado prolongado do Carnaval na região. No entanto, é comum em períodos como este aumentar o número de casos nos quais há necessidade de sangue, como atendimentos de emergência a vítimas de acidentes. Por isso, o Banco de Sangue de Dracena solicita a colaboração dos voluntários.

As coletas de sangue serão realizadas normalmente hoje (4) e na segunda-feira (7), das 7 às 11h, no Banco de Sangue que funciona ao lado da Santa Casa. Para fazer a doação é necessário estar bem alimentado e levar um documento com foto, segundo informou a enfermeira Maria Inês Cremon Miguel.

Ela também comentou que o doador recebe uma carteirinha contendo o tipo sanguíneo, data da doação e de quando pode ser feita a próxima. Maria Inês explica que é possível fazer quatro doações no ano, com intervalo de dois meses para os homens e de três para as mulheres.

Após a coleta das bolsas, o sangue é trabalhado por horas para fracionamento de seus componentes conforme as normas de qualidade estabelecidas, segundo a enfermeira. Além disso, são enviadas amostras do sangue para sorologia no laboratório da Faculdade de Medicina de Marília (Famema), quando são realizados exames de sífilis, doença de Chagas, hepatites C, B e HIV. Os doadores recebem os resultados após 15 dias no próprio Banco de Sangue.

Sylvio Adir Miguel, diretor do Banco de Sangue, destaca que uma média de 10 a 12 doadores comparecem por dia no local. Porém, em feriados prolongados, como o Carnaval, o número de doadores diminui. “As pessoas doam menos na época em que se precisa mais, considerando o aumento do consumo de bebidas alcoólicas e os possíveis acidentes nas estradas”, lembra o médico.

Contudo, Sylvio Adir disse que há um estoque bom no Banco de Sangue de Dracena e agradeceu aos doadores da cidade e região que sempre contribuem, lembrando que o banco atende as Santas Casas de Panorama, Tupi Paulista e Junqueirópolis, além de Dracena e todas as unidades básicas de saúde.