A General Motors apresentou no Salão de Genebra a versão final hatch do Chevrolet Cruze, que será a grande aposta da marca Chevrolet globalmente. Com muita esportividade, o modelo tem a responsabilidade de incrementar as vendas da linha, cuja versão sedã é o carro mais vendido globalmente pela marca.
O hatch está previsto para chegar ao Brasil, assim como o sedã, para substituir o Vectra GT ou o Astra (ou os dois) entre o final deste ano e em 2012. Eles serão produzidos na fábrica de São Caetano do Sul no ABC paulista.
Do modelo conceitual, apresentado primeiramente em Paris no ano passado, o hatch final perdeu alguns recursos como as tiras de LEDs no para-choque dianteiro, os faróis em tom azul e as luzes claras da traseira. O carro foi desenvlvido no centro de estilo da GM na Coreia do Sul.
Apesar dos recursos estéticos que encarecem o modelo terem sido deixados de lado, o hatch manteve a filosofia de conforto vista no protótipo. O espaço para os passageiros que vão no banco traseiro é bom, o acabamento é diferenciado e o porta-malas tem capacidade para 400 litros
Sob o capô, estarão disponíveis duas versões a gasolina, de 1.6 16V (124 cavalos) e 1.8 (141 cv) , e uma 2.0 turbo diesel de 163 cv de potência. A transmissão manual de seis velocidades será item de série. O Cruze hatchback se chamará HB5 na Europa, onde as vendas começam em 2011 .