O ex-supervisor de qualidade em uma indústria de metalurgia, por 23 anos, José Nilton Brito, de 54 anos, casado e pai de três filhos que mora no Pará viaja de bicicleta até o município de Chuí, extremo sul do País, passou segunda-feira (28), pela rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-294), em Dracena. Ele disse que está na estrada desde o dia 16 de junho de 2009 quando saiu da cidade de Palmas, no Tocantins.
José Nilton disse à reportagem que o objetivo da viagem é conhecer as cinco regiões do País para depois escrever um livro mostrando e falando sobre as culturas regionais.
De Dracena ele seguiu viagem para Minas Gerais e depois passaria no Espírito Santo e Rio de Janeiro e termina no município de Chuí, no Rio Grande do Sul.
Até chegar a Dracena, José Nilton disse que havia pedalado 28 mil quilômetros e até o destino final restavam 12 mil, totalizando 40 mil km em uma simples bicicleta, que deverão ser concluídos entre novembro e dezembro deste ano.
O ciclista contou que a viagem é cheia de dificuldades, mas enfrentar as situações com normalidade. Ainda segundo ele, apesar de ter iniciado a viagem com R$ 10 mil, agora não tem mais dinheiro e vem sobrevivendo com a ajuda das pessoas.