Gafes são normais na vida de qualquer ser humano. Mas, com o boom das redes sociais, quem não tomar cuidado com o que diz pode perder o empregou ou criar uma situação pra lá de constrangedora dentro da empresa. Afinal, chefes e colegas de trabalho podem estar na sua rede de amigos, portanto, a dica é: dose bem os seus comentários para não se prejudicar.
Uma pesquisa da Proofpoint – empresa de segurança de e-mail – revelou que 7% das organizações já chegaram a demitir um funcionário por conta de sua atividade em redes sociais. E 20% afirmam terem advertido os empregados por causa de um comportamento inadequado.
Em um dos casos – já publicado pelo blog Geekologie – uma garota resolveu desabafar no Facebook e acabou fazendo reclamações sobre o seu trabalho, além de xingar o chefe, que viu a mensagem e fez questão de demiti-la pela própria rede.
Inspirados nesses acontecimentos, um grupo surgiu para os usuários do site: ‘Fired because of Facebook’, ou seja, ‘Demitido por causa do Facebook’. A ideia é relatar as experiências em comum com o nome da comunidade e alertar os usuários para que não cometam esse tipo de erro. Para que você não dê ‘foras’ como esse, veja algumas dicas.
Cuidado com os desabafos em momentos de estresse: é como agir por impulso, e um comentário negativo pode ser muito desastroso na sua vida profissional. Pense bem no conteúdo da sua publicação e as conseqüências que ela pode trazer. Além disso, não se esqueça de ativar os grupos de privacidade para evitar uma gafe.
Não faça da sua página um noticiário de ‘fofocas’: especulações sobre demissões ou uma mudança importante na empresa não deve ser comentado no seu Twitter, por exemplo. Isso pode prejudicar a imagem da empresa, além do risco de você publicar uma informação equivocada e acabar se ‘queimando’.
Atenção com o que publica sobre a vida pessoal: hoje, algumas empresas também selecionam seus funcionários por conta do perfil pessoal, gostos, ideologias e atividades. Por isso, cuidado com as comunidades que você participa. Não adianta querer trabalhar em uma empresa de reciclagem, se você está na comunidade dos que não estão nem aí para o meio ambiente. Outra falha: dizer para o chefe que não pode trabalhar no fim de semana porque precisa cuidar da ‘avó doente’ e postar fotos do fim de semana na praia. Esse tipo de coisa pode fazer com que as pessoas na sua empresa ou até mesmo aquele que está pensando em te contratar faça um julgamento negativo sobre você. Lembre-se que, hoje, as redes sociais também funcionam como um cartão de visitas.
Bem na foto: se você usa as redes sociais para procurar emprego, cuidado com a foto do seu perfil e também com o seu álbum. Não coloque nada comprometedor, vulgar ou tendo comportamentos que diminuam as suas chances, como beber demais ou usar drogas.
Escreva corretamente: parece que o ‘internetês’ substituiu a boa gramática. Por isso, nada de expressões como ‘kadê’ ou ‘naum’. Para causar boa impressão, aposte em um perfil bem escrito e sem nenhum erro de português. Erros comprometem qualquer indicação a uma vaga de trabalho.