O prefeito José Milanez Júnior (Ting) e o vice Nobuaki Okaji entregaram ao desbravador Augusto Nadalutti, de 92 anos, no sábado (19), data da comemoração do 56º aniversário do município, a comenda “Ordem do Rio Paraná” uma das mais importantes condecorações concedida pelo município. A solenidade ocorreu pela manhã, na Praça do Povo com a presença de ex-prefeitos de Panorama.
Nadalutti que atualmente residente na cidade de Campinas, entrou na história da fundação do município quando ajudou a formar a Companhia Imobiliária Campineira, onde atuou como diretor gerente.
Segundo a biografia do desbravador, deixou a gerência da companhia para assumir a tarefa de desbravar a área da futura cidade e atrair moradores para a zona rural e urbana. O primeiro passo foi a elevação de Panorama a distrito do município de Paulicéia (lei nº. 233 de 24 de dezembro de 1948).
Relata o homenageado que as estradas da época eram terríveis, principalmente de Lucélia a Panorama, que exigiam de oito a 10 horas de ônibus. E, para superar a dura realidade, ele aprendeu a pilotar aeronaves, tirando brevet e providenciando um campo de pouso que foi construído junto ao córrego Ribeirão das Marrecas, para criar condições de desenvolvimento que permitissem ao então distrito buscar a elevação a município.
Ao final da comemoração solene, que aconteceu depois do tradicional desfile cívico pelas ruas da cidade, a população cumprimentou o desbravador que tirou fotos ao lado de lideranças políticas e religiosas do município que compareceram para prestigiá-lo.