“O número de roubos e furtos em casas de veraneio aumentam cerca de 10% durante o verão, principalmente nos feriados prolongados, como o Carnaval”, segundo Laur Diuri, diretor executivo de sinistros da Allianz Seguros.
Com base nos sinistros mais comuns, no litoral ou no campo, a Allianz Seguros elaborou uma série de dicas. Elas auxiliam o segurado a evitar roubos e furtos durante a viagem.
Confira abaixo algumas dicas de como proceder e saiba também como os ladrões costumam agir.
MÉTODOS DOS LADRÕES – Os assaltantes costumam utilizar mulheres e crianças para observar os moradores, em especial, os turistas em suas casas.
Para disfarçar, esses “olheiros” geralmente pedem alguma coisa para o morador e vão embora. Eles transmitem tudo o que observaram para os ladrões, como o número de hospedes, o modelo do veículo, se a família mantém o portão aberto, e se tem o costume de ficar conversando na calçada. Os furtos geralmente são praticados por assaltantes de bicicletas, motos ou a pé, sempre acompanhados. Nos assaltos as residências, durante o dia ou a noite, os ladrões armados costumam surpreender os turistas ao pular o muro ou abordar a vítima na chegada ou saída da residência. Em seguida, após recolherem os pertences de maior valor, utilizam o veículo da família para fuga.
Preferem furtar ou roubar eletrodomésticos, armas, DVDs, vídeo games, cheques, dinheiro e aparelhos telefônicos.
AO CHEGAR DE VIAGEM – Nunca tire seus pertences na rua.
Procure descarregar seu veículo dentro da garagem para evitar que pessoas estranhas saibam o que você trouxe.
Não deixe objetos (bolsas, sacolas, óculos, celular) sobre os bancos. Se possível, mantenha o alarme sempre acionado.
Não deixe o carro e vidros abertos, mesmo que o afastamento seja por pouco tempo e de pequena distância
NA CASA DE VERANEIO – Não deixe portões abertos e objetos (bicicleta, brinquedos e bolsas) em locais de fácil acesso. Evite ficar conversando na porta, mesmo que esteja em grupo. Se possível, quando for à praia ou se ausentar da casa de campo, deixe alguém em casa, ou comunique sua ausência a um vizinho de confiança, deixando seus contatos, como telefone celular.
Evite deixar que as janelas da casa sejam “vitrine” para os objetos de valor no interior da casa. Não deixe joias e dinheiro dentro da casa, mesmo que seja em um cofre. No período da viagem, utilize cofres de bancos ou empresas privadas. Ao chegar na residência tenha atenção e entre rapidamente. Caso haja algum suspeito, não entre.
Dê algumas voltas e ligue para a Polícia Militar no telefone 190. Feche bem as portas e janelas, mesmo que tenha que sair por pouco tempo. Se for possível, reforce as portas com fechaduras auxiliares.
Mantenha uma luz externa ligada durante a noite. Se notar a presença de pessoas suspeitas, ligue imediatamente para o telefone 190. Lembre-se de que os “ladrões de ocasião” optam por residências cujo acesso é mais fácil, com menos itens de segurança. Em hipótese alguma reaja a um assalto.