As forças leais a Muammar Kadhafi estão a usando caças bombardeiros na região de Brega (Leste da Líbia), onde foi registrada uma ofensiva contra os rebeldes que controlam a cidade.
Em Ajdabiya, a cerca de 75 quilômetros de Brega, zona de extração de petróleo, a agência Lusa registou os disparos de vários tiros de peças de artilharia antiaérea. É possível constatar o trânsito de milícias antigovernamentais e de soldados que se juntaram aos revoltosos e que se dirigem para os arredores de Brega, onde se forma uma linha de combate. Apesar disso, informações colhidas por telefone indicam que o ataque das forças leais a Kadhafi foram neutralizados pelos rebeldes que já controlavam a cidade.
A Lusa informou ainda que os homens que apoiam Kadhafi “fugiram para o deserto” e que “muitos procuraram refúgio no interior da mesquita de Brega”, mas há ainda combates nas imediações da universidade.
Outra fonte contatada por telefone pela Lusa a partir de Ajdabiya disse que um avião militar de transporte de tropas que se dirigia para Brega, a cerca de 200 quilômetros ao sul de Benghazi, “foi abatido por uma [bateria] antiaérea, no deserto”, mas a informação ainda não foi confirmada por fontes independentes.