A Secretaria Estadual de Logística e Transportes está investindo R$ 60 milhões na ampliação dos vãos das pontes da SP 333 e SP 425. As obras, iniciadas em dezembro de 2010 e com previsão de entrega para final de 2011, integram o Programa de Eliminação de Restrições Operacionais, desenvolvido pelo Departamento Hidroviário do Estado de São Paulo.
A ampliação dos vãos das pontes permitirá o tráfego de composições de até quatro barcaças e agilizará o tempo de viagem em até duas horas, além de diminuir em cerca de 5% os custos de transportes. As pontes da SP 333 (Pongaí e Novo Horizonte) e SP 425 (Barbosa e José Bonifácio) ligam os municípios de Assis, Marília, Ribeirão Preto, Presidente Prudente, Penápolis, São José do Rio Preto e Barretos.
Das 17 pontes que cruzam a hidrovia Tietê-Paraná, oito já tiveram os vãos ampliados. Com a utilização do rio, o Departamento Hidroviário estima que, em um prazo de 30 anos, sejam retiradas das rodovias 100 milhões de toneladas de cargas.
Para o meio ambiente, o grande benefício será a diminuição de 16 mil toneladas de hidrocarbonetos; 50 mil toneladas de monóxido de carbono e 280 mil toneladas de óxidos de nitrogênio, gases que são lançados na atmosfera e causam o efeito estufa.
A Hidrovia Tietê-Paraná transportou, em 2010, 5,5 milhões de toneladas de produtos como soja, cana, milho e açúcar.