A solenidade alusiva aos 32 anos do 25º Batalhão de Polícia Militar do Interior, ontem de manhã em Dracena, contou com várias homenagens aos policiais.

No evento cívico-militar, em frente ao Batalhão, estiveram presentes o coronel Francisco Lozzi da Costa, comandante do CPI-8 e do delegado João Paulino dos Santos, seccional de Dracena, entre outras autoridades. A banda regimental de música do CPI-8 de Presidente Prudente, comandada pelo subtenente Inácio Bratifish, também se apresentou.

O capitão Nivaldo Donizete Terra, de Osvaldo Cruz, mestre de cerimônia, ressaltou que o Batalhão oferece a todos os usuários os serviços de policiamento ostensivo de qualidade, pautando-se na legalidade, nos procedimentos padronizados, na filosofia de Polícia Comunitária e respeito aos direitos humanos, aplicando os princípios da gestão da qualidade, objetivando propiciar a sensação de segurança.

Foi lembrado ainda o Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, destacando-se a importância delas nas atividades desenvolvidas pela corporação.

A Medalha Valor Militar conferida a oficiais e praças da Polícia Militar é o reconhecimento do Estado pelos bons serviços prestados por eles com lealdade, constância e valor em caráter permanente. Essa medalha é entregue nos modelos bronze, prata e ouro (mais de 10, 20 e 30 anos de serviço).

No grau bronze recebeu a medalha o cabo Paulo César Herrera (4ª Cia de Tupi Paulista) e o soldado Paulo Sérgio Calegon (2ª Cia de Adamantina); no de prata, o cabo Reinaldo Cini (2ª Cia de Adamantina).

A Láurea de Mérito Pessoal em cinco graus, sendo o primeiro nas cores do Estado em esmalte, o segundo em ouro, terceiro em prata, quarto em cromo e quinto em bronze, é o reconhecimento da Polícia Militar, por intermédio dos comandantes, aos oficiais e praças que se destacaram no desempenho das funções.

QUINTO GRAU – Cabo Fabiano Henrique Vello Rossanelli (4ª Cia), soldados Reginaldo Leir Dario e Fernando Veronesi (4ª Cia) e soldado Thiago Rocha (2ª Cia).

QUARTO – Sargentos Ronaldo Sanches (4ª Cia) e José Ricardo Figueiredo dos Santos (Força Tática), cabo Marco Aurélio dos Reis Pinto (2ª Cia) e soldados Luis Carlos Didone (4ª Cia), Nivaldo Valézio (1ª Cia), Cleberson Cássio Fernandes (3ª Cia), Alisson Ferreira Custódio (Força Tática) e Arvelino de Almeida Júnior (Estado Maior), André Franceschi de Almeida (Força Tática), Ricardo Marcuci (Estado Maior), Douglas Nunes da Cruz (4ª Cia), José Carlos Martins (2ª Cia), Ademir Correa de Oliveira (2ª Cia) e Rafael Eduardo Revolta do Amaral (2ª Cia).

TERCEIRO – Tenente Marcelo Cavalcante (4ª Cia), sargentos Jurandir Buttin (Estado Maior), Jemuel Roque da Silva (Estado Maior), Nedson Neive Garcia Gonçalves (Força Tática), cabo Wilson da Silva Santos (Estado Maior), os soldados Lúcio Mauro Barbosa Rigazzo (Estado Maior), Alexandre de Oliveira Franco (4ª Cia), Valto Tomza de Aquino (2ª Cia), Alex Gomes Alves Martins (4ª Cia), Paulo Sérgio Calegon (2ª Cia) e Fernando Lourenço Baptista (Força Tática).

SEGUNDO – Sargento Marco Sérgio Agostinho (Estado Maior) e os soldados Junior César Basso (Força Tática).

PRIMEIRO – Major Sílvio César Silva de Almeida Saraiva, comandante interino do Batalhão e o capitão Nivaldo Donizete Terra que comanda a 3ª Cia de Osvaldo Cruz.
A nota alusiva ao aniversário do Batalhão foi lida pelo major Saraiva. Ele falou sobre a criação do Batalhão por decreto, da instalação no dia 8 de março de 1979, das atividades de polícia ostensiva nos 22 municípios da Nova Alta Paulista, da divisão da área em quatro companhias, dos programas educacionais e agradeceu o Poder Judiciário, Ministério Público, Polícia Civil, Secretaria de Assuntos Penitenciários, imprensa e o Conselho Comunitário de Segurança pela contribuição para o sucesso da corporação.

O prefeito João Carlos Ferracini, de Tupi Paulista, que é vice-presidente da Amnap esteve presente e parabenizou a corporação pelo trabalho desenvolvido em prol a comunidade. Divanir Ledo dos Santos, secretário municipal de Administração, representou o prefeito Célio Rejani, enaltecendo a existência do Batalhão em Dracena e cumprimentando todos da Polícia Militar pelo aniversário.

O coronel Francisco Lozzi da Costa, comandante do CPI-8, parabenizou os policiais militares homenageados com a medalha de Valor Militar que buscam no dia-a-dia os valores éticos e moral da corporação e aos que receberam a medalha de mérito pessoal pela dedicação na função levando tranquilidade à população.

Lozzi cumprimentou também todos os policiais e o comando local pelo aniversário do Batalhão que há 32 anos presta serviços à comunidade de Dracena, numa região do Estado considerada a mais tranquila para se viver.

GALERIA – A foto do tenente coronel Leonardo Cardozo, que comandou o Batalhão entre 2007 e 2010, foi inaugurada na galeria de ex-comandantes da unidade. O coronel, que comanda o batalhão de Lins, disse que se sentia feliz por perpetuar na galeria a passagem dele por Dracena. “Isso é muito importante para a minha carreira, já que aqui foi uma das regiões onde pude interagir com todas as pessoas e procuramos resolver o problema criminal na região, que é uma das mais calmas do Estado em termos de homicídios”, comentou Cardozo.

No encerramento, houve o desfile da tropa e das guarnições ao som da Banda Musical de Presidente Prudente e o sobrevoo do helicóptero Águia do CPI-8 adquirido recentemente pelo governo de São Paulo. Veja as fotos do evento em www.portalregional.net.br.

HOJE – A Prefeitura por meio da Secretaria Municipal de Cultura e o 25º Batalhão informaram que a apresentação da Banda Sinfônica da Polícia Militar do Estado de São Paulo será transmitida num telão no pátio do ginásio Dovilho Moura. A decisão foi tomada ontem à tarde, uma vez que os ingressos gratuitos para a apresentação estavam esgotados.

De acordo com a secretaria de Cultura foram distribuídos 600 convites e várias cadeiras foram colocadas no Teatro.