O serviço da Horta Municipal de Presidente Prudente, mantido pela Sedepp (Secretaria de Desenvolvimento Econômico), que atende entidades do município com produtos hortifrutis, já distribuiu este ano, do dia 2 de janeiro a 15 deste mês, 747 quilos de frutas e legumes, 3.808 pés e 255 maços de verduras. Segundo o técnico agrônomo e responsável pelo local, José Aparecido Nunes Sampaio, o local divide 116 canteiros em uma área de 36 mil quadrados, e realiza o cultivo de mais de 50 tipos de produtos.
De acordo com o auxiliar técnico da Sedepp, Carlos Alberto Machado, a quantidade de alimentos distribuídos compreende 57 estabelecimentos, entre entidades assistenciais, escolas, creches, igrejas e hospitais. As instituições buscam os alimentos semanalmente. Entre os produtos mais consumidos estão a alface, almeirão, mandioca, acelga, repolho, cenoura, cebolinha, beterraba, limão, chicória, cheiro verde e alface hidropônica.
O diferencial da Horta Municipal é que além do método convencional de cultivo, a horta utiliza o sistema hidropônico, técnica sem uso da terra, que permite que as sementes sejam germinadas na água. Sampaio explica que este sistema permite a produção dos alimentos durante todo o ano, inclusive no período de chuvas e entressafra.
Segundo o engenheiro agrônomo da Sedepp, Cláudio Mura, na semana passada, a Prudenco (Companhia Prudentina de Desenvolvimento) cedeu dez funcionários por dois dias, para a realização de serviços de conservação na área da horta, com a limpeza do mato alto que é comum neste período de chuvas. O serviço foi necessário porque atualmente a horta conta com apenas três funcionários.