Mais 86 alunos concluíram o Programa de Qualificação de Aprendizagem (PQA) oferecido pela Instituição Novo Amanhecer (INA) em Dracena. Esta é a segunda turma de aprendizes formada pelo programa em parceria com empresários da cidade e o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Pais e alunos estiveram na sede da instituição na sexta-feira (25), à noite, para a solenidade de formatura com a presença do presidente da INA, Luis Antônio dos Santos Guizelini; prefeito Célio Rejani e esposa Darcy; Nelson Buzinaro, presidente da Câmara e representantes da área social e do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente. Participaram ainda cinco vereadores.

A entrega dos certificados aos aprendizes foi feita pelos paraninfos Maria Luiza e João Henrique. As 45 empresas parceiras do PQA receberam os certificados de Responsabilidade Social. O evento contou ainda com apresentação do cantor Farid Júnior.

Guizelini informou que nova turma do PQA já iniciou as atividades neste mês de março, com duração de 18 meses. Ele destaca que o programa tem incentivado cada vez mais os alunos e mostrado que as parcerias têm resultados positivos.

“Além de ser uma exigência da lei ter aprendizes nas empresas, cria-se com o programa uma oportunidade de inclusão social destes alunos, retirando-os das ruas e possibilitando a entrada no mercado de trabalho, já que todo ano uma parcela deles é contratada pelas empresas”, ressalta o presidente.

Mesmo não sendo contratados, a experiência que os alunos adquirem na empresa abre as portas para outras vagas de emprego. “Muitas pessoas ligam na instituição pedindo referências ou procurando alunos para o trabalho. Estamos norteando a vida social e familiar destes jovens. Neste ano, também iniciamos atividades voltadas aos pais, para nos ajudarem na motivação dos filhos e da família como um todo”, finaliza.