Faixas amarelas têm sido pintadas em algumas guias de sarjetas próximas a lojas do centro da cidade, indicando que o local será destinado aos pontos de ônibus do transporte público urbano. A medida tem gerado polêmica na cidade uma vez que a criação de mais paradas de ônibus para atender os usuários do transporte coletivo diminui o número de vagas disponíveis para estacionamento na área comercial.
O Jornal Regional recebeu telefonemas de alguns usuários da Zona Azul reclamando da diminuição de vagas por conta dos novos pontos de ônibus.
O secretário municipal de Trânsito, João da Silva informou que a instalação surgiu da necessidade da empresa de transporte coletivo urbano Viação Aracruz e que existem mais de dez pontos para serem fixados. Ele ressaltou que a Prefeitura promoverá uma reunião com os comerciantes, que serão atingidos pela medida, na próxima terça-feira às 8h, na Sala do Cidadão, no Paço Municipal e que os comunicados já estão sendo enviados.
O gerente da Viação Aracruz, Luiz Carlos Scaranello considerou que a empresa necessita de pontos de ônibus para atender melhor seus usuários e que a cidade, só dispõe de três paradas (Itaú, INSS e Supermercado Prata).
COMÉRCIO – Para Fábio Toniolo, da Ótica e Relojoaria Toniolo não há problemas em instalar novos pontos de ônibus na cidade, desde que haja infraestrutura, como bancos cobertos, banheiros. Ele comenta que o ideal seria que os pontos fossem instalados na Praça Arthur Pagnozzi, onde há bancos e sanitários “Os passageiros ficam sentados na soleira da loja, alguns sujam a calçada, pedem água ou para usar o banheiro”, diz.
A reportagem tentou ouvir outros comerciantes, que não quiserem manifestar sua opinião sobre o assunto.