Duas semanas depois do pior terremoto da história do Japão, de 9 graus na escala Richter, o país viveu hoje (28) mais um susto. Tremores de magnitude 6,5 graus foram registrados novamente na Região Nordeste. Foi emitido alerta de tsunami pela prefeitura de Miyagi – a área mais atingida pela catástrofe do último dia 11.
As informações são da Agência Meteorológica japonesa e do Instituto de Geofísica norte-americano (cuja sigla em inglês é USGS).
O Instituto de Geofísica dos Estados Unidos também confirmou os tremores de magnitude 6,5 graus na escala Richter. Segundo o instituto, os tremos ocorreram na parte da manhã, a cerca de 100 quilômetros da cidade de Sendai – bastante destruída pelo terremoto seguido de tsunami do último dia 11.
Para especialistas, os novos tremores são provavelmente réplicas dos abalos de magnitude 9 graus que ocorreram há 17 dias. A Agência Meteorológica japonesa emitiu aviso à população costeira de Miyagi sobre a possibilidade de tsunami com ondas de 50 centímetros de altura, em média.